Introdução: A educação física enquanto prática pedagógica tem por função desenvolver o aluno em seus aspectos psicomotor, afetivo-social, cognitivo além de conscientizá-lo a procura por hábitos saudáveis favorecendo a saúde durante toda vida. Sendo a educação física uma disciplina que deve, em seu prior, buscar a saúde, torna-se possível abordar esse tema por meio dos esportes coletivos?
Todo e qualquer conteúdo abordado nas aulas de educação física deve ser voltado à saúde desenvolvendo no aluno o habito da atividade física, combatendo diretamente o sedentarismo, porém alguns buscam a facilidade do ensino desse conteúdo e esquecem que o alicerce da educação física se fundamenta na prática promotora de saúde.
Objetivo: Mostrar a importância de se trabalhar saúde por meio dos esportes coletivos valorizando o ensino da educação física no âmbito escolar.
Desenvolvimento: De acordo com os parâmetros curriculares nacionais os esportes coletivos é apenas um dos conteúdos disciplinares da educação física. Segundo Guedes (1999) verifica-se que este enfoque esportivo oferecido aos programas de educação física escolar não consegue atender, em toda sua plenitude as necessidades informativas dos alunos. Nesse sentido não significa que o esporte deve ser extinto das aulas de educação física, porém, mais elaborado e fundamentado no aspecto saúde e qualidade de vida, dessa forma os alunos, assim com outros profissionais observarão com clareza a importância dessa prática na escola.
As aulas de educação física atuam em torno tanto da ludicidade, quanto das práticas pré-desportivas. Porém o que se vê, quanto ao esporte, é que este ainda vem sendo trabalhado da forma tradicional/tecnicista como treinamento técnico de adultos (MENESES; CAPISTRANO; SOUZA, 2010). Segundo os PCNS a idéia do esporte no âmbito escolar é que ao realizar a prática corporal o aluno entenda o funcionamento do seu corpo, nesse sentido ao realizar a prática, cabe o professor informar sobre as questões fisiológicas do corpo humano como, por exemplo, explicar porque realizar alongamento ou aquecimento, o que acontece no momento da realização e os benefícios dessa prática.
Para Devide (2003) O início da construção de uma educação física que favoreça a saúde e qualidade de vida no espaço escolar, ocorre com o desenvolvimento de conteúdos relevantes para o quotidiano dos alunos, construídos coletivamente na interação da turma.
O esporte é uma combinação envolvendo as habilidades motoras, o raciocínio na elaboração de táticas e aspecto social na formação de equipes e a questão afetiva com relação ao sentimento de vitória ou derrota. De acordo com essa idéia podemos dizer que o esporte educacional promotor de saúde é trabalhado de forma interdisciplinar com ênfase nas questões voltadas a saúde e qualidade de vida, visando a melhoras das questões biopsicossociais dos alunos.
Conclusão: A educação física escolar tem por finalidade promover saúde e qualidade de vida mediante a pratica da cultura corporal e os esportes coletivos é um dos componentes principais para essa prática, por esse motivo sente-se a necessidade de trabalhar saúde em paralelo com os esportes, dessa os alunos estarão mais propícios a prática de atividade física além de compreender a importância do esporte como elemento promotor de saúde.

Referências bibliográficas
MENESES, M,S,M; CAPISTRANO, R, D,S, SOUZA, M,S,C ; ESPORTE NO AMBIENTE ESCOLAR: QUAL PREDOMINA, ESPORTE DA ESCOLA OU ESPORTE NA ESCOLA? ISBN: 85-85253-69-X - Livro de Memórias do IV Congresso Científico Norte-nordeste ? CONAFF. Disponível em: http://www.sanny.com.br/pdf_eventos_conaff2/Artigo14.pdf. acesso em Agosto de 2010.
DEVIDE, P, F; Educação Física, Qualidade de Vida e Saúde: campos de intersecção e reflexões sobre a intervenção. Movimento, Porto Alegre, V. 8, n. 2, p.77-84, maio/agosto2002.
GUEDES, P, D; Educação para a saúde mediante programa de educação física escolar. Disponível em: http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/05n1/5n1_ART04.pdf. Acesso em 20/07/2010 as 9:30