A saúde pessoal de cada cidadão depende em grande parte do tipo de sociedade em que ele vive e do que ele participa. Se vivemos em uma sociedade doente seja psicologicamente ou fisicamente, é praticamente certo que nos envolvamos neste ritmo de vida. Desta forma, existe uma relação entre a saúde de uma pessoa e a saúde da sociedade em que esta pessoa vive. Uma coisa depende da outra, por isso deve-se buscar a melhoria das condições gerais de vida dentro da sociedade para desfrutarmos de um mundo mais saudável e mais humano.
O estado de saúde de uma sociedade é fator fundamental para se avaliar o progresso social de uma nação, já que a "vida" de um país depende da vitalidade de sua população. Assim, não é possível existir um país forte e desenvolvido socialmente com uma sociedade fraca e doente.
O que seria uma sociedade sadia? Seriam pessoas felizes, trabalhadores produtivos, homens e mulheres com vigor impulsionando assim o progresso de seu país nos diversos setores. Por isso que ao se estudar o que é saúde, não significa ficar preso apenas a definição mas saber identificar que há uma englobação de diversos fatores como: condições de trabalho, qualidade da alimentação, as horas de lazer, o tipo de habitação e o saneamento básico.
Podemos associar então que baixos salários, pobreza econômica, falta de ensino entre outros fatores são causas de má qualidade de vida da população e provocam, consequentemente, problemas de saúde. De certo modo, a maneira como uma pessoa ou uma sociedade vive, revela qual é o tipo de vida que elas convivem.
Ou seja, pessoas que não ingerem alimentos necessários ao organismo provavelmente sofrerão de doenças de carência, como por exemplo, o escorbuto (provocado pela falta de vitamina C), ou até mesmo doenças infecciosas.
A falta de consciência de uma parte da população leva a doenças também como a Dengue que pode ser evitada se cada um de nós fizermos a nossa parte, como não deixando água parada em objetos que são ações muito simples. Quem ingere alimentos gordurosos em excesso, poderá ao longo da vida, provocar o aparecimento de doenças como a arteriosclerose, ocasionada pelo acúmulo de colesterol nas paredes dos vasos sanguíneos.
Poderia ser citado diversos outros fatores como fumo, alcoolismo, porém, o objetivo de se ressaltar é que melhorar a saúde de uma sociedade é aperfeiçoar, as condições de vida existentes na sociedade.
Infelizmente, as principais moléstias responsáveis pela elevada taxa de mortalidade infantil, por exemplo, se dá por doenças como (sarampo, pneumonia e doenças diarreicas etc.), doenças que atingem o aparelho respiratório e o digestivo. E muitas vezes essas moléstias se desenvolvem em função das condições de saneamento básico e nutrição.
Mesmo que tudo isto constitua um caminho muito preliminar, no meio da sociedade em um futuro não muito distante a saúde como fator coletivo terá de passar por uma rede de informações envolvendo os cidadãos de uma "aldeia (crescentemente) global". Por sua vez, o conteúdo da mensagem de saúde que circular por esta rede terá que comportar a redefinição desta saúde como qualidade de vida numa sociedade e num mundo saudável, como um direito de cada um dos cidadãos, qualquer que seja a sua situação sócio econômica, e como um dever de um Estado crescentemente supra-nacional.