Cresci com as palavras “cuide de sua saúde”, frase repetida inúmeras vezes pelos meus pais, pessoas inteligentes que não tiveram a oportunidade de concluir um curso universitário.

Uma das estratégias apregoadas pelos profissionais da saúde ao redor do globo é beber água. O corpo humano é composto de mais de 70% de água. Esse líquido precisa se renovar constantemente e para suprir esta renovação, é necessário beber 2 litros de água diariamente. Segundo as descobertas médicas esse processo garante uma troca de líquidos saudável no ser humano.

As palavras “cuide de sua saúde” pronunciadas pela primeira vez há muitos anos em Arequipa, cidade com aproximadamente 1.5 milhões de habitantes e a 2.340m sobre o nível do mar, continuam ecoando hoje nas grandes metrópoles com um sentido diferente: “cuide de sua saúde profissional”. Da mesma maneira que a saúde física, a saúde profissional adquire-se com o tempo. É necessário prover alimento saudável e constante para cultivá-la e equilibrar conscientemente o uso das capacidades físicas e profissionais para saber quando, como e com quem devem ser usadas.

Todos procuram uma vida cheia de saúde aos 50 ou 60 anos e para isso nos preparamos desde hoje. Na verdade, almejamos ter saúde durante toda nossa vida. Com a saúde profissional não é diferente. Embora hoje o mercado esteja aquecido e a demanda por profissionais técnicos e qualificados tenha aumentado, existem períodos de baixa contratação e até de demissão. Ninguém tem o emprego garantido e isso aumenta com o passar dos anos quando começa o declínio de nossas capacidades e outros profissionais surgem tentando tomar nosso lugar. É um ciclo natural. Nossa mente esta composta de 100% de conhecimento estocado, aplicado ou não aplicado, e precisa ser aumentado, renovado e atualizado.

Para cultivar nossa saúde profissional, é necessário seguir diariamente 3 práticas transformadoras:

(1)   Estude. Para estudar é necessário ler, ouvir e finalmente aprender. Leia jornais, livros, revistas. Ouça palestras, seminários, áudio-livros. Aprenda o máximo que você puder com todos eles. O conhecimento não é um limitador, mas um libertador. Ele gera novas ideias para finalmente gerar inovação. Alimentado com conhecimento, você será capaz de enxergar os problemas a partir de dimensões diferentes e criar maior valor para sua organização.

(2)   Se relacione. Se relacione com todos e principalmente trate a todos por igual. Seu subordinado poderá ser seu líder em três anos e ele se lembrará da maneira como foi liderado por você. Faça relações sinceras, não esperando algo em troca. As pessoas percebem quando alguém “puxa o saco” delas mesmo que o porquê ainda não tenha sido revelado. Não tenha medo do cargo de ninguém. Se você enxergar o cargo de seu líder como inalcançável, você nunca chegará lá.

(3)   Procure crescimento. As pessoas costumam reclamar de suas atividades diárias dizendo que não se relacionam com sua área de estudo ou atuação. Enxergue positivamente esta experiência. Olhe as oportunidades de crescimento que uma ou outra atividade podem lhe oferecer e melhore seu desempenho. Pense em todo o conteúdo já estudado e aprendido até aqui e tente aplicá-lo às suas funções atuais. Acredite: o espirito de inovação aparecerá e o seu desenvolvimento será real.

Dedicando diariamente tempo para estudar, se relacionar e enxergar crescimento em todas suas atividades, você se manterá atualizado, terá maior maturidade e garantirá sua saúde profissional, ou seja, sua empregabilidade.