Sempre soubemos que o homem e o trabalho estão interligados, seja para sobreviver ou para acumular bens. Viver confortavelmente ou simplesmente conseguir manter-se nos dias atuais.

Um dos maiores anseios humanos é criar um elo entre o trabalho, de modo que essa atividade não seja desgastante e sim um objetivo de transformação. Para que isso aconteça, o trabalho deve ser desvinculado da ideia de opressão, escravidão e deve estimular a aouto-estima e o bem estar psicológico das pessoas.

Quando se discute sobre questões como as condições dos trabalhadores de educação, em especial na rede pública, muitos educadores demonstram-se desmotivados, veem, na maioria das vezes, suas espectativas lançadas ao bom discurso e poucas ações realizadas.

O que deve ser proposto para que a rotina desses profissionais deixe de ser desgastante ao ponto de fazê-los desistir ou trabalharem de maneira mecânica.

É necessário que haja uma organização por parte da classe docente para que essa realidade seja mudada, Os professores encontrarão subsídios necessários para que sejam valorizados como merecem dentro da própria categoria de trabalhadores e assim melhorar a cada etapa vencida, colaborando para uma educação de qualidade.

É função do diretor como gestor social, contribuir para um ambiente seguro para a promoção do bem-estar no ambiente de ensino-aprendizagem.

Infelizmente na prática, nem sempre é assim. Muitas vezes, por deterem o poder em suas mãos, os diretores uma gestão centrista e não voltam o olhar para as verdadeiras necessidades que professores têm no processo de ensino-apredizagem de seus alunos, cobram resultados, mas nem sempre dão condições necessárioas para que os professores desenvolvam seu trabalho. Isso afeta o emocional do professor que não suporta tal pressão.

O coordenador ou coodenadores pedagogicos está intimamente ligado ao processo  de ensino-aprendizado dos alunos, mas sob outro ângulo. O trabalho que antes era feito diretamente com os alunos, agora é feito por intermédio dos professores. Uma das ferramentas  que o coordenador tem para colocar em prática seu trabalho em equipe.

Falta Motivação: Define-se por motivação o conjunto de motivos que vai fazer com que o indivíduo aja de determinada maneira. São os fatores psicológicos que levam a pessoa fazer esforços para conseguir algo, ou determinado resultado. É muito comum em empresas, a realização de jornadas motivacionais com palestras, dinâmicas e etc. Porém isso dificilmente chega às escolas, especificamente aos professores.

A certeza é que se o ser humano no geral, for motivado, elógiado, ele não medirá esforços para ajudar. Claro que tem exceções, existe uma menoria em todos os setores que não estão nem aí para elogios e muito menos para criticas. 

Pois essa menoria acumula tristeza, falta de vontade até mesmo para viver, se tornando agiota das suas emoções, sentimentos. De tudo aquilo que nos motiva, nos faz fluir, reagir, realizar um trabalho no mínimo prazeroso.

Falo daquele ambiente no qual vivemos muitas horas da nossa vida, sendo um ambiente que tenha alegria, respeito, elogios, coleguismo e até mesmo uma amizade.