RECEITAS PARA A SAÚDE E A FELICIDADE EM QUALQUER  IDADE

 Dicas para combater o estresse, manter mente e corpo saudáveis  e cultivar a alegria e o bem-estar

 Prof. Michael Winetzki

  

            Até recentemente  a saúde era considerada uma preocupação do corpo, eminentemente fisiológica. Os doentes mentais eram vítimas de uma disfunção à parte, trancados em sanatórios e tratados com eletrochoques e poderosas drogas, supressores da vontade.

            Hoje em dia é cada vez maior  o número de especialistas que reconhecem o nexo entre corpo e mente e o seu papel  na cura e na prevenção de moléstias.

            A saúde não é mais considerada como a “ausência de doenças”, ou como tornar a ficar bem depois de uma incapacidade qualquer.

            O conceito de saúde evoluiu para um bem estar permanente, físico e mental, de capacidade física suficiente para as tarefas diárias, com alegria e predisposição para a felicidade.

            “Você precisa curar a vida das pessoas,” diz o médico Bernard Sigel da Universidade de Yale[1]. “A questão não é evitar a morte, é aproveitar da melhor maneira possível, a vida”.

            Segundo Sigel, a corpo tem além dos cinco sentidos, um sexto sentido de cura, uma aptidão física para buscar por si próprio o equilíbrio fisiológico, se fatores mentais como a auto-estima, o bom humor e um sentido positivo na vida estiverem bem desenvolvidos. “A cura não é questão de mecanismo (fisiológico): é um trabalho do espírito”[2]

            Atualmente é de conhecimento comum que a depressão, a ansiedade, o pessimismo e estresse são desencadeadores de um sem número de doenças e fatores de agravamento de outras.

            Em pesquisa realizada no Departamento de Psicologia da Universidade de Princeton (EUA), estudantes foram submetidos a testes de concentração do anticorpo para combate a infecções imonoglobulina A secretrora (S-IgA), 15 dias antes, no dia e 15 dias depois dos exames finais.

            O teor da imunoglobulina foi consideravelmente inferior no dia do exame, considerado excessivamente estressante pelos estudantes.[3]

            Três amplos estudos de longo prazo realizados na Europa e que envolveram milhares de voluntários durante 12 anos, chegaram a conclusão de que pessoas que tendiam a reprimir as emoções sob estresse tinham bem maior probabilidade de contrair  câncer e que pessoas que exibiam frustração emocional e comportamento agressivo exibiram maior índice de óbitos ligados ao coração.[4]

            Na verdade as variáveis de personalidade foram mais preditivas do que o fumo na ocorrência de câncer do pulmão, por exemplo. O índice de mortalidade das pessoas estressadas foi 40% superior ao das não estressadas.

            O mesmo estudo de Eysenk e Grossarth-Maticek acompanhou um grupo de 100 pessoas, entre 40 e 65 anos de idade, durante uma década. Metade submeteu-se voluntariamente a terapia comportamental e a outra metade não. Todos apresentavam as características de personalidade  que prognosticava tanto câncer quando coronariopatias.

            Depois de 10 anos, 31 pessoas do grupo sem terapia psicológica havia morrido, contra apenas 9 do grupo tratado. No primeiro grupo 16 pessoas morreram de câncer, e no segundo grupo nenhum.

            Esses números provam sem a menor sombra de dúvida a relação entre as emoções e as doenças fisiológicas.

            O combate ao estresse envolve muitas atitudes comportamentais que não cabem numa simples palestra, mas as ações apresentadas a seguir representam um bom começo. São regras eficazes e fáceis de seguir, e que, se praticadas,  podem representar uma significativa melhora na expectativa e qualidade de vida.

            Os especialistas em terapia por comportamento (behaviorista) consideram como fundamentais os três passos apresentados a seguir:

             NÃO RECLAME DO PASSADO !

             Não adianta nada dizer que foi assim ou assado. O passado não volta. O que você pode aproveitar você aproveitou. O que você perdeu está perdido para sempre. Reclamar só baixa o nosso astral, esgota a nossa energia, deprime o ambiente de trabalho. Pergunte a si mesmo quanto tempo do seu dia você gasta vivendo no passado: - Ah, no meu tempo era melhor ! Antes as coisas eram mais fáceis! Quando comecei as oportunidades eram mais abundantes! etc, etc...

             NÃO TENTE ANTECIPAR O FUTURO !

             Sabemos que a única coisa certa com relação ao futuro é a morte. Tudo o mais é pura especulação teórica. O futuro nada tem a ver com o passado, jamais irá reproduzir as mesmas condições ou oportunidades. Viver no futuro também esgota nossa energia, dispersa a nossa atenção e desperdiça  o nosso trabalho. - Ah, manhã vai ser melhor: quando o governo mudar; quando a nova lei entrar em vigor; etc, etc...

             VIVA O MOMENTO PRESENTE! (Carpe Diem)

             Somente agindo no momento presente, agora, você pode moldar o futuro.  Este é o tempo no qual você estabelece as condições do seu sucesso, utilizando as experiências do passado, tanto as boas quanto as más experiências, precioso cabedal de aprendizagem, para evitar cometer novamente os mesmos erros e para balizar o caminho rumo ao futuro bem sucedido.

             Atendidas as premissas temporais, é necessário proceder a uma avaliação madura e detalhada da “qualidade de vida”.

A definição de qualidade neste caso tem o sentido de se obter o máximo de benefícios equilibrando harmonicamente as diversas esferas que a vida proporciona: familiar, profissional,  amorosa, financeira, estética, sexual, educativa, meritória, etc.

Para facilitar a auto-avaliação, destacamos do monumental trabalho do Prof. Dr. Antonio Rubbo Müller, do Instituto de Ciências Humanas da USP, intitulado Teoria Geral da Organização Humana,

 AS QUATRO DIMENSÕES DA QUALIDADE DE VIDA

       EXISTIR COM QUALIDADE

 Capacidade de perceber a própria missão na vida, (quando se consegue responder a pergunta “quem sou eu ?”).

  • Ser capaz de integrar as diversas esferas da vida: afetiva, criativa, familiar, etc.

 QUALIDADE DE VIVER

 Capacidade de identificar os seus próprios pontos fortes e fracos.

  • Desenvolver o seu projeto de vida: onde quero chegar, com quem quero  chegar, com quanto dinheiro no bolso, por que e para que?

 CONVIVER COM QUALIDADE

 A competição reduz o homem a sua capacidade de sobrevivência.

  • É preciso resgatar a capacidade de amar, colaborar, transcender.
  • A capacidade de amar não é apenas um sentimento, mas um verbo que indica ação, aquela que nos faz encontrar o outro.
  • Abrir os caminhos da intuição.

 SERVIR COM QUALIDADE

 Servir com amor, dando valor as necessidades do outro.

  • Permitir o desenvolvimento do potencial das pessoas.
  • Você é cliente de si próprio: faça aos outros e a você mesmo aquilo de que gosta e jamais o contrário.

 PARA CUIDAR DA SAÚDE É NECESSÁRIO AMAR-SE

 O acróstico AMAR-SE nos permite memorizar imediatamente os mais importantes procedimentos a serem tomados para os cuidados com a saúde física e mental.

 Alegria

Um antigo ditado diz: “a alegria e o bom humor, afastam o doutor”.

Manter o bom humor e alto astral melhora o sistema imunológico. A pessoa bem humorada é menos sujeita a infecções, tende a ficar menos gripada, e recupera-se mais rapidamente quando gripada. Seu sono é mais reparador e seu apetite melhor.

Uma boa risada descontrai os músculos, tem efeito relaxante e abaixa a pressão arterial. A alegria aumenta a produção de hormônios como as endorfinas, a serotonina, a noradrenalina e outros que são poderosos aliados da saúde.

 As pessoas altamente competitivas, para quem todo pequeno incidente é um problemão, com excesso de trabalho, aquelas que querem abraçar o mundo com as mãos, estão mais predispostas ao infarto do miocárdio, à angina de peito e à morte súbita.

Procure dosar seu ritmo de trabalho e se divertir um pouco: tenha um hobby, saia com os amigos, namore, desfrute os feriados - não leve trabalho para casa!

 Meditação

É simples distinguir os estados de consciência: consciente e inconsciente. Mas entre estes extremos existem estados que a psicologia chama de consciência alterada e que nos permite um mergulho no mais profundo de nosso ser. Uma das chaves para essa viagem é a meditação.

Existem diversas técnicas de meditação, desde as mais tradicionais do Oriente, até modernas técnicas de introspecção como o “biofeedback”, a focalização pré-verbal, etc.

Nesta aula vamos exercitar uma técnica relativamente recente, mas que está ancorada nas mais tradicionais formas indianas de meditação, e que foi criada pelo mestre Bhagwan Shree Rajneesh, um dos maiores místicos do século 20, mais conhecido como Osho.[5]

(o) O primeiro estágio é conhecido como giberixe (algaravia), que é o processo de limpar a mente de todas as espécies de poeira, falando uma língua que você NÃO conheça, jogando fora todas as suas loucuras.

(o) O segundo estágio é um período em você fica sentadoem silêncio. Reunindoa energia interiormente. O guia diz algumas palavras para conduzir o processo ainda mais fundo.

(o) O terceiro estágio é o “deixar fluir”, onde você se deixa cair no chão como “se estivesse morto”, para, nas palavras de Osho, “morrer para o mundo, morrer para o corpo, morrer para a mente, de modo que só o eterno permaneça...”

(o) No último estágio você “volta a vida”, recuperando o domínio sobre si mesma e mantendo a lembrança da experiência, a fim de que ela permaneça como uma subcorrente durante todo o dia. (o)

Está de tal forma estabelecida cientificamente a correlação entre a meditação e a saúde que é desnecessário discorrer sobre o assunto.

 Alimentação  (o ABC da alimentação)

Alimente-se com moderação.

Fuja dos regimes. Alimente-se com critério e moderação. Procure consumir pelo menos seis ou mais tipos diferentes de frutas, legumes ou verduras diariamente: abacate, abóbora, acerola, agrião, alface, alho, banana, batata, batata-baroa, beringela, beterraba, brócolos, caqui, cebola, cebolinha, cenoura, couve, couve-flor, espinafre, goiaba, laranja, maça, manga, mamão, melancia, melão, pêssego, salsa, tangerina, tomate, vagem, xuxu.

Coma de preferência carnes brancas e se possível peixe uma ou duas vezes por semana. Uma ou duas castanhas por dia são um poderoso remédio. Inclua fibras nas suas refeições. Azeite e molho de tomate não devem faltar em sua mesa. Diminua a quantidade de doces.

 Alimente-se pelo menos seis vezes ao dia. Você irá manter o seu metabolismo basal mais acelerado e isso ajuda a emagrecer.

Beba mais água.

Um pouco mais de 2/3 do nosso peso corporal é apenas água. O corpo desidrata continuamente, pelo suor, pela urina, pela pele, cerca de4 a5 litrosao dia. Uma parte é reposta na alimentação é a outra necessitamos ingerir.

 A não hidratação do corpo causa uma série enorme de problemas de saúde como envelhecimento precoce, disfunções hepáticas e renais, problemas pulmonares, vasculares e a terrível enxaqueca.

Beba água mesmo que não esteja com sede. Acostume-se a tomar pequenos goles o dia todo, mantendo um copo ou uma garrafa de água ao seu lado.

Atenção: qualquer bebida alcoólica, inclusive cerveja, desidrata ao invés de hidratar. Sucos e refrigerantes contém açúcar, que traz outros problemas. Portanto, tome AGUA.

Cuide do colesterol e da hipertensão, os inimigos do coração:

Quanto maior a quantidade de colesterol ruim (LDL) presente no sangue, maiores são as possibilidades de sua deposição nas artérias e a formação de lesões que podem obstruí-las. Evite alimentos que contenham muito colesterol como carnes vermelhas gordas, gorduras animais. gema de ovo, gordura e pele de galinha, leite integral, manteiga, creme de leite, frios, banha, queijo prato, etc. Óleos vegetais não contém colesterol. Uma linda picanha uma vez ou outra não vai matá-lo, mas todos os dias ao longo dos anos pode fazer muito mal.

Alguns alimentos contém o colesterol bom (HDL) que se liga ao colesterol ruim e ajuda a diminuir o risco de problemas cardíacos. Entre esses alimentos estão peixe, castanhas, verduras e legumes e, delícia, uma taça de vinho tinto por dia.

 A hipertensão (pressão alta) é o maior causador de mortes prematuras no mundo, mais do que qualquer outro evento natural ou acidental. Procure medir regularmente a sua pressão e se seu médico indicar medicação de controle siga rigorosamente o que foi determinado. Manter um estilo de vida saudável,  ajuda a manter a pressão arterial nos níveis ideais.

 Durma bem.

Durante o sono o corpo e a mente se renovam e se preparam de maneira adequada para as necessidades do dia seguinte. Dormir bem significa estar preparado para o esforço físico e intelectual exigido pelas atividades diárias.

Para um bom sono são necessários um colchão e travesseiro adequados, ambiente escuro e silencioso e uma refeição leve no jantar.

Desligue a televisão. Mesmo dormindo o cérebro continua funcionando de maneira subliminar e capta todas as informações ao seu redor, tais como a violência e agitação dos programas de TV, causando um sono agitado e pouco reparador. Se você estiver acostumado a algum ruído para dormir ponha música orquestrada bem baixinho.

Durma agasalhado. Tanto a temperatura externa quanto a corporal baixam a noite e o corpo se contraí. Ao despertar você estará dolorido e rígido.

 Evite o fumo.

O tabagismo é um dos piores inimigos do coração, sendo causador de várias doenças. Eliminá-lo é fundamental na prevenção de doença do coração. Os cigarros ditos de “baixo teor” são igualmente nocivos.

Além disso, fumar só um maço de cigarros por dia representa um investimento capitalizado de cerca de R$ 1.500,00 por ano, ou um carro a cada dez anos. Neste período você põe fogo num carro destes, e perde cerca de dez anos do total de sua vida. Inteligente, não é ?

 Faça algum esforço físico:

A falta de exercícios aumenta o risco de doenças do coração, porque facilita o desenvolvimento da obesidade, eleva os níveis de gorduras sangüíneas e a pressão arterial. Mesmo exercícios leves como caminhadas contribuem para a diminuição dos riscos da doença. O ideal é caminhar 20 minutos de cada vez, duas vezes por dia, ao ar livre, porque o  sol, e só ele,  torna mais eficaz a produção de vitamina D,  que garante o funcionamento do sistema de checagem do DNA.

Procure utilizar as oportunidades que o dia-a-dia oferece para se exercitar: suba pela escadas em vez do elevador; deixe o carro a um quarteirão do banco, lave o carro vigorosamente, etc. A propósito, fazer amor é um ótimo exercício, sem contra-indicações.

Atenção: não faça exercícios sem orientação médica prévia.

 Gordura faz mal à saúde.

O excesso de peso, além de provocar sobrecarga de trabalho para seu coração, está intimamente associado ao aumento de açúcar e de gorduras no seu sangue, que você já sabe, são fatores de risco para suas artérias.

Além disso a falta de fôlego e de preparo físico e também o componente psicológico da falta de estética decorrentes da obesidade, prejudicam consideravelmente o seu desempenho sexual.

Respiração 

Podemos ficar varias semanas sem comer, alguns dias sem beber, mas nem alguns minutos sem respirar. Somente isso demonstra a importância vital deste processo fisiológico.

Para que se possa tirar o máximo proveito da troca de oxigênio proporcionada pela respiração, é necessário que pratique pelo menos 10 minutos por dia, a respiração profunda, diafragmática.

 Ainda deitado na cama, pela manhã, ou a noite, coloque a mão sobre a barriga, feche os olhos e respira profundamente contando até 7, 8 ou quando você conseguir. Sinta a mão se elevando a medida que a parte baixa do pulmão infla de ar.

Com o pulmão cheio, prenda a respiração por três segundos.

Expire lentamente, procurando-lo faze no mesmo tempo (contagem) que você usou para inspirar.

Isso vai proporcionar a completa alimentação de células, que com a respiração normal e fragmentada do dia a dia, recebem pouco oxigênio e por esta razão envelhecem mais rapidamente.

 Sexo

Quer do ponto de vista fisiológico, quer do ponto de vista emocional, a prática de um bom sexo é um dos fatores importantes para a manutenção da saúde e do bem estar.

A ausência da prática de um bom sexo costuma resultar em comportamentos ácidos, amargos, emocionalmente instáveis, além de causar envelhecimento precoce.

Algumas poucas pessoas conseguem sublimar o impulso sexual em serviços a comunidade, exaltação ao Criador ou coisas assim, mas é necessário o espírito da Madre Tereza de Calcutá para que isso seja possível.

 Estética

Sentir-se belo, olhar para o espelho de manhã e dizer “como estou bonito” é fator essencial para a saúde e o bem estar. Eleva a auto-estima, ajuda a produzir hormônios úteis à saúde, combate a depressão e glorifica o dia.



[1] in “O livro de Pragmágica”, Ferguson, Coleman & Perrin, pg. 140, Ed. Record, 1990.

[2] Dr  N. Reuman, diretor do Commowealth Câncer Help Program, mesma obra, pg, 142.

[3] Drs. J. Jemmott e K.. Magloire, in “Brain Mind Bulletin”, citado na mesma obra, pg. 149

[4] Drs. Eysenk e Grossarth-Maticek, citado na mesma obra, pg. 151/152

[5] Osho, in “Zen, O Salto Quântico” Ed. Gente, 1998.