RESUMO: A satisfação no trabalho tem sido apontada como exercendo influências sobre o trabalhador, que se podem manifestar sobre a sua saúde, qualidade de vida e comportamento, com consequências para os indivíduos e para as organizações. Esta tem sido associada à saúde do trabalhador, onde indivíduos mais satisfeitos com seu trabalho apresentam melhor qualidade de saúde e menor ocorrência de doenças, tanto no que se refere à saúde física como mental, bem como, também tem sido apontada como um factor associado à longevidade (Martinez e Paraguay 2003).
Assim, o trabalho deve ser considerado como um factor agravante ou desencadeante de distúrbios psíquicos, existindo uma inter-relação entre saúde mental e o trabalho. A importância de investigar o nível de satisfação profissional está vinculada a relação existente entre essa e o absentismo, a rotatividade e o desempenho do funcionário (Carvalho e Lopes 2006).
Tendo como tema a "Satisfação profissional e sintomas psicopatológicos" dos enfermeiros, defini como objectivos orientadores da investigação:
- avaliar a Satisfação profissional dos enfermeiros que trabalham no serviço de Neurologia;
- identificar a existência de sintomas psicopatológicos;
- verificar a existência da relação entre satisfação profissional dos enfermeiros e sintomas psicopatológicos.
Movida por este interesse, realizou-se um estudo transversal, quantitativo de nível II (descritivo-correlacional). Para a concretização dos objectivos foi aplicado um questionário a 53 enfermeiros dos Serviços de Neurologia dos HUC EPE. O instrumento inclui variáveis sociodemográficas e profissionais, um questionário de satisfação profissional e um breve inventário de sintomas (BSI). A colheita de dados foi realizada entre 13 a 30 de Abril de 2009, por amostragem consecutiva.
Os dados obtidos a partir do questionário foram tratados estatisticamente através do SPSS. Após cálculos estatísticos de tipo descritivo e inferencial verificou-se que: os enfermeiros dos Serviço de Neurologia dos HUC EPE encontram-se satisfeitos profissionalmente destacando-se a dimensão da Relação com os colegas
como sendo a mais significativa para os enfermeiros; não há relação estatisticamente significativa entre o nível de satisfação profissional dos enfermeiros em neurologia e a presença de sintomas psicopatológicos.