Quero recomendar ao leitor brasileiro que leia o magnífico livro: Sapiens Uma breve história da humanidade.

Escrito por Yuval Noab Harari, doutor em História  pela universidade de Oxford, magnífico escritor e cientista.

O autor é brilhante, escreve a história da origem do Homo Sapiens, na perspectiva histórica da teoria da evolução.

 Com efeito, desenvolve a ideia como o Sapiens ainda primata, oriundo de uma espécie anterior e inferior ao próprio Sapiens, revolucionou a si próprio.

Todos os estágios da evolução, de uma espécie insignificante, intermediaria na cadeia alimentar, quando nos últimos séculos miraculosamente atingiu o topo.

Desse modo, transformando na espécie mais poderosa do planeta. Portanto, levando a extinção de milhares de outras inclusive diversas tipificações de humanoides, prevalecendo apenas os sapiens em nossos dias.

A espécie sapiens em milhões de anos conseguiu sobreviver alimentando de carniças, carcaças, restos de animais caçados por leões, hienas e  tigres, etc. A primeira grande revolução a descoberta e uso do fogo.

A prática de comer carniças, na evolução preservou no organismo sapiens diversidades de bactérias adquiridas por meio da dieta.

Como uma espécie frágil condenada a extinção  como milhares de outros humanos de outras espécies, conseguiu sobreviver e ser a principal  do reino animal.

Praticamente há 100 mil anos pelo menos seis outras espécies de humanos existiam no planeta terra, todas eliminadas cruelmente pelos sapiens.

Hoje existe somente a espécie sapiens, o maior fenômeno inventado por ela a linguagem.

Com efeito, sendo que naquele período histórico, todos os sapiens tinham a mesma linguagem, a fala unificada foi o grande instrumento para vencer os demais hominídeos.  

O livro revela na perspectiva da evolução e da organização política dos sapiens, como os mesmos conseguiram criar coisas não existentes na natureza.

 Primeiro a linguagem, organizações de clã e a criação de mitos como a religião e deus, por último a continuidade da vida em forma de espírito, o que se denomina modernamente de alma.

Os sapiens criaram outras grandes invenções inexistentes no mundo natural, como forma de dominar a natureza, já se tinha eliminado outros hominídeos, criou o Estado o grande modo dos sapiens dominarem a si mesmos. O lobo do próprio homem.

 Inventaram o dinheiro, deuses, nações e ideologias, leis com objetivos de garantir privilégios, o direito de herança, as instituições com a finalidade de absolver as culpas dos dominadores.

Esse livro é magnífico, leitura obrigatória para todos os sapiens contemporâneos, lendo conhecemos um pouco da nossa origem e evolução.

 Professor: Edjar Dias de Vasconcelos.