As ruas de São Paulo ganharão em breve os chamados food trucks, muito comuns em cidades americanas e européias, que são veículos, carrinhos, vans ou barracas desmontáveis com o máximo de 6,3 metros e sejam recolhidos no fim do dia, que realizam a venda de comida nas ruas.

A prefeitura pretende tirar da ilegalidade milhares de comerciantes que já fazem a venda de comida nas ruas e incentivar o empreendedorismo, formalizando o comércio de comida de rua na cidade.

A medida pode tornar o caos que já se vive em algumas ruas da cidade ainda maior, onde pedestres, árvores, postes de luz e comerciantes lutam por espaço, mas é vista com bons olhos tanto pelos comerciantes quanto pela população. A comida de rua é bastante popular, e a maioria das pessoas que trabalham comem fora de casa. Portanto, essa lei faz bastante sentido e é bem vinda.

O maior desafio da Prefeitura será assegurar a qualidade dos alimentos e do serviço, já que haverão tanto grandes empresas com food trucks quanto os pequenos comerciantes. Outro ponto a ser observado é o cuidado com o lixo gerado.