Santa Ceia ? Santa Ceia do Senhor

A Ceia do Senhor é descrita em quatro trechos bíblicos:

 Mt 26:26~29
 Mc 14:22~25
 Lc 22:15~20
 ICo 11:23~32

Mt 26:26~29 ? 26 "Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, e, abençoando-o, o partiu, e o deu aos seus discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo. 27 E tomando o cálice e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos. 28 Porque isto é o meu sangue, o sangue do Novo Testamento, que é derramado por muitos, para a remissão dos pecados. 29 E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide até aquele Dia em que o beba de novo convosco no Reino de meu Pai."

 Jesus foi crucificado no dia da preparação da Páscoa. Ele é o cordeiro da nossa Páscoa, ele foi sacrificado por nós.

 Páscoa, ela relembrava o fato histórico da saída do povo de Israel do Egito. Ela comemorava a passagem do anjo destruidor pelas casas do povo de Deus sem lhes causar nenhum mal, porque eles haviam seguido as instruções que Deus havia ordenado, e o sangue do cordeiro aspergido na porta e no batente superior era o sinal para que o anjo não entrasse.

 Jesus ao instituir a Ceia do Senhor, ele usou dois símbolos: o pão e o fruto da videira. No Antigo Concerto o pão oferecido na Páscoa era um pão sem fermento. Jesus deu ao pão um novo significado, comparou-o ao seu corpo, que seria partido ao ser crucificado. Na antiga páscoa usava-se vários cálices; Jesus dá um novo significado ao cálice, nele ia ser colocado o sangue de Jesus derramado na cruz.

 No versículo 28 fala que o sangue de Jesus é o sangue do NT, ou seja da Nova Aliança, em Hb 8:6 "Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de um melhor concerto, que está confirmado em melhores promessas." ? Cristo é o nosso intercessor, através dele temos um pacto melhor e eterno. O Antigo Concerto centralizava-se nas leis de Moisés, o Novo na pessoa de Jesus Cristo. O escritor de Hb expõe o quanto o Novo Concerto é superior ao Antigo, porque foi feito de forma voluntária e obediente, por uma pessoa justa ? Jesus Cristo ? não por animais, que não tem raciocínio.

 Depois da ressurreição, a Ceia do Senhor seria celebrada como lembrança da morte de Jesus na cruz.

 O Senhor também nos fala sobre a remissão dos pecados; somos pecadores e necessitamos de perdão, destruímos nosso relacionamento com Deus e estamos condenados. Mas reconhecendo Jesus como Salvador e Redentor, não haverá condenação, pois a Bíblia nos afirma isso em Rm 8:1 que diz "nem uma condenação há para quem está em Cristo Jesus". Através do perdão restauramos nosso relacionamento com Deus.

O perdão de Deus:
 Não leva em conta os pecados cometidos ? Jo 8:11 Jesus diz para a prostituta: "nem eu te condeno; vai e não peques mais".

 Ele nos salva do castigo eterno ? Rm 5:9 diz: "agora que somos justificados pelo sangue do cordeiro, seremos salvos por ele salvos da ira".

 Ele nos aceita ? Lc 15:22 ? a parábola do filho pródigo: "trazei depressa a melhor roupa, vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão e sandálias nos pés"

 Liberta-nos do domínio do pecado e nos leva para o Reino de Cristo ? Cl 1:13 diz: "Ele nos tirou da potestade das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor"

 Nos renovou de tudo e nos garante vida eterna ? Lc 23:43 diz: "Em verdade te digo, que ainda hoje estarás comigo no Paraíso"

O que devemos fazer para receber o perdão de Deus:
 Arrependimento,? Lc 17:3,4 "E se teu irmão pecar contra ti, repreende-o; e se ele se arrepender, perdoa-lhe; e, se pecar contra ti sete vezes no dia vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me, perdoa-lhe" ? Jesus não está dizendo que o cristão deve permitir que as pessoas o humilhem e maltratem indefinidamente. O que ele quer é que nós estejamos sempre dispostos a perdoar e ajudar a pessoa que nos prejudicou ou ofendeu.

 Fé, At 20:21 "a conversão a Deus e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo", devemos nos voltar verdadeiramente para Deus e crermos que o sacrifício na cruz não foi em vão.

 E confissão dos pecados Mc 1:5 "toda a província da Judéia e todos os habitantes de Jerusalém iam ter com ele; e todos eram batizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados". Para que nós pudéssemos receber o perdão de Deus, foi preciso o derramamento do sangue vicário (que faz as vezes de outrem ou de outra coisa) ? Hb 9:22 "E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão" por isso o perdão de nossos pecados dependeu da morte de Jesus na cruz, era necessário que o sangue de um inocente ou justo fosse derramado. Necessitamos constantemente do perdão divino ? ainda somos pecadores ? para mantermos garantida nossa salvação. Mt 6:12 "perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores", neste trecho bíblico, nós fazemos não só um pedido, mas nos comprometemos com uma promessa a Deus.

Mc 14:22~25 ? vamos ressaltar aqui o versículo 24 ? "Isto é o meu sangue, o sangue da Nova Aliança, derramado em favor de muitos" ? Jr 31:31~34 tem por tema "Firmada Nova Aliança com Israel", Deus estabeleceria essa Aliança com seu povo, ao contrário da Antiga que exigia obediência exterior às leis, a Nova seria uma renovação espiritual, que impulsionaria o povo a viver de forma correta perante Deus. Essa Nova Aliança, ela é interior, universal e incondicional. Temos hoje essa Aliança firmada com a morte de Cristo, temos o privilégio de termos um relacionamento íntimo e pessoal com Deus. Através de Jesus o véu que nos separava dele, já não mais existe. Quando nos arrependemos e nos voltamos para Deus, através da nossa fé em Jesus, *nossos pecados são perdoados; *ficamos livres do poder de Satanás; *recebemos nova vida espiritual; *somos feitos filhos de Deus; *somos batizados com o Espírito Santo e *temos livre acesso para falar com Deus, *receber da sua misericórdia, *graça, *força e *ajuda, essa confirmação está em Hb 4:16 "Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, afim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna."

Lc 22:15~20 ? os discípulos passaram a fazer parte da Nova Aliança quando foram regenerados pelo Espírito Santo, que passou a habitar neles na tarde da ressurreição de Jesus.

ICo 11:23~32 ? a importância da Santa Ceia, relaciona-se com o passado, o presente e o futuro.

 Passado:
 É um memorial da morte de Cristo no Calvário, para nos redimir dos nossos pecados e da condenação eterna. A Santa Ceia coloca diante de nós a morte salvífica de Cristo e seu significado redentor para nossa vida. A morte de Cristo é a nossa motivação para não cairmos em pecado e para nos abstermos de toda aparência do mal, como diz em I Ts 5:22.

 É quando vamos agradecer pelas bênçãos e salvação da parte de Deus, que nos deu seu Filho por nós.

 Presente:
 Ela é um ato de comunhão com Cristo e de participação nos benefícios da sua morte sacrificial e, ao mesmo tempo, comunhão com os demais membros do corpo de Cristo, I Co 10:16,17 "Porventura, o cálice de bênção que abençoamos não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos, não é, porventura a comunhão do corpo de Cristo? Porque nós, sendo muitos, somos um só pão e um só corpo; porque todos participamos do mesmo pão." Na ceia do Senhor ressurreto, ele como anfitrião, faz-se presente de modo especial, no livro de Mateus 18:20 o Senhor diz "que onde estiver dois ou três reunido em seu nome ele ali estará."

 É o reconhecimento e a proclamação da Nova Aliança mediante a qual, nós cristãos, reafirmamos o Senhorio de Cristo e o nosso compromisso de *fazer a sua vontade, de *permanecer leais, de *resistir ao pecado e de *nos identificar com a missão de Cristo.

 Futuro:
 A Santa Ceia é uma antecipação das maravilhas do Reino futuro de Deus para nossa vida e do Grande Banquete, onde nós faremos parte junto com Jesus.

 Vemos com antecipação a volta iminente de Cristo para nos buscar e encena a oração "venha o teu Reino".

 Os versos 24 e 25 de I Co 11 quando Jesus diz: "meu corpo... meu sangue" ? referem-se ao seu corpo ofertado para morrer por nós, bem como o seu sangue derramado na cruz.

 Verso 27 ? nos adverte ao fato de participarmos indignamente da Ceia; quando fazemos isso revelamos um espírito *indiferente, *egoísta e *irreverente ao Senhor, sem qualquer *intenção ou *desejo de abandonar os pecados conhecidos e de *aceitar o Concerto da graça com todas as suas promessas e deveres. Quando participamos indignamente da Ceia, pecamos terrivelmente contra o Senhor, voltamos a *crucificá-lo e nos tornamos réus dignos da retribuição especifica. Nos tornamos *culpado do sangue e do corpo do Senhor, consequentemente *responsáveis pela sua morte.

 O verso 32 ? quando Deus nos julga e castiga, é para nos concertamos na sua presença e consequentemente não sermos condenado eternamente com o mundo. Somos alcançado por esse propósito, quando nos arrependemos dos nossos pecados e examinamos/julgamos devidamente a nós mesmos.

Todas essas coisas que nós aprendemos sobre a Santa Ceia, somente terá algum significado, se nos chegarmos diante do Senhor com *fé genuína, *oração sincera e *obediência à Palavra de Deus e à *sua vontade.



Missionária Albanita Abreu