CERTEZA DE SALVAÇÃO X PREDESTINAÇÃO Romanos 8: 1 a 39 1. Agora, pois, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito. A primeira grande certeza: já não somos sozinhos, agora há em nós o Espírito de Deus que nos norteia onde quer que estejamos. 2. Porque, a lei do espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. 3. Porquanto, o que era impossível à lei, visto como estava enfermo pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne; 4. Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o espírito. Uma vez que confessamos a Jesus como nosso salvador, acabou a lei do pecado sobre nós, começa então o que se chama de regeneração. Um novo viver, ou seja, um nascimento novo, é como se começássemos ali uma vida completamente limpa. 5. Porque, os que são segundo a carne, inclinam-se para as coisas da carne; mas, os que são segundo o espírito, para as coisas do espírito. 6. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do espírito é vida e paz. 7. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. 8. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Observemos que aqueles realmente convertidos ao Senhor, vivem uma nova vida em Cristo Jesus e agora se inclinam para as coisas espirituais, pois buscam vida em Deus. 9. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Observe que a própria palavra nos assegura que se conhecemos ao Senhor, é impossível continuarmos na prática do pecado, pois se o fizermos, então não o conhecemos. 10. E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto, por causa do pecado, mas o espírito vive, por causa da justiça. 11. E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita. 12. De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne, para viver segundo a carne. 13. Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. Essa morte aqui referida é a morte de uma vida realmente convertida, uma vida onde o sentir Deus é pleno e não apenas uma sensação de bem estar. Só os que realmente estão em Cristo, passam a mortificar as obras da carne. 14. Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. Aqui a Palavra é bem explícita quando diz que todos os que são realmente guiados por Deus é que poderão ser chamados de filhos de Deus. 15. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos; Aba, Pai. 16. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito, que somos filhos de Deus. 17. E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros, também, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados. As primícias do Espírito; esperança, intercessão, eleição Há muita clareza neste texto que fundamenta a extrema certeza de que somos filhos e não podemos mais viver temerosos, mas cheios de esperança por termos sido eleitos para sermos seus herdeiros, mas isto veio por intermédio da nossa confissão em que Cristo é nosso salvador. 18. Porque, para mim, tenho por certo que as aflições deste tempo presente, não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada. 19. Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus. Os salvos vivem em eterna expectação em que os filhos de Deus, ou seja, que muitos outros se rendam ao Senhor para alegria daquele que morreu por nós. 20. Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, As pessoas ficaram sujeitas, cegas pela vaidade,( aqui vaidade no original "mataiotes" significa alienação, prazer efêmero, escravidão, vazio, aniquilamento...) tudo causado pelo inimigo de Deus, que tem forças sobre aqueles que ainda não se converteram. 21. Na esperança de que, também, a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. 22. Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto, até agora. Incrível como não apenas nós que conhecemos a Deus, mas toda a criação aguarda esta manifestação. 23. E não só ela, mas, nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo. 24. Porque em esperança somos salvos. Ora, a esperança que se vê não é esperança; porque, o que alguém vê como o esperará? Apesar de sermos chamados portadores das primícias do Espírito, também ainda existem pessoas que não experimentaram essa riqueza em seu viver. 25. Mas, se esperamos o que não vemos com paciência o esperamos. 26. E, da mesma maneira, também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir, como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós, com gemidos inexprimíveis. 27. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que, segundo Deus, intercede pelos santos. É maravilhoso entendermos que em nossas angústias e limitações muitas vezes não sabemos nos expressar e até blasfemamos, mas o Espírito de Deus decodifica até o nosso gemido e interpreta a nossa dor, nos trazendo a resposta para aquele momento de agonia. 28. E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente, para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto. 29. Porque, os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho; a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. 30. E, aos que predestinou, a estes também chamou; e aos que chamou, a estes também justificou; e aos que justificou, a estes também glorificou. Ora, por um decreto DELE fomos chamados e depois de chamados por termos sido reconhecidos por Ele, então nos deu a qualificação de filhos, para sermos semelhantes a Cristo em tudo. Depois de destinados à qualidade de filhos, então qualificou e justificou porque fez isto e então nos glorificou diante do mundo. A partir deste momento, estamos realmente seguros de que não mais iremos para o mundo e sim somos realmente conscientes de uma salvação eterna e então o pecado não mais terá poder sobre nosso pensamento. Nossa vida agora está segura. 31. Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? 32. Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também, com ele, todas as coisas? 33. Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. 34. Quem os condenará? Pois é Cristo quem morreu, ou, antes, quem ressuscitou de entre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós. Dá prá perceber que então Paulo fala com toda a certeza de que o diabo não mais intentará juízo contra nós filhos de Deus, agora selados para a vida eterna. 35. Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Há neste versículo algo bem explícito quanto à certeza de salvação. Quando conhecemos ao Senhor verdadeiramente, ainda que soframos todas estas coisas, não desistimos de serví-lo. 36. Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte todo o dia; fomos reputados como ovelhas para o matadouro. Aqui Paulo se refere a um texto escrito por Davi no salmo 44:22 onde o salmista sentia a angústia da perseguição. Mas não devemos isolar este texto para justificar as nossas dores e perdas, pois em seguida lemos: 37. Mas, em todas estas coisas, somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Aqui já vemos a visível interferência do Espírito de Deus em que nos dará vitórias sobre todas as coisas, pois Davi ainda não havia experimentado as gloriosas conquistas de Cristo na cruz. 38. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. O versículo é bem claro de que todas estas coisas não mais influenciarão a nossa separação de Deus, pois já fomos separados e glorificados com a bênção da salvação eterna e o amor de Deus por nós não sofrerá nenhuma influência de nenhuma destas coisas. Daí então vê como é explícita a certeza de nossa salvação em Cristo Jesus. EFÉSIOS 1: 1 A 11 1. Bendito o Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais, nos lugares celestiais, em Cristo; Depois que confessamos ao Senhor como nosso Salvador, já somos herdeiros de todas estas bênçãos espirituais. 2. Como, também, nos elegeu nele, antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis, diante dele em amor; O que nos qualificou como seres humanos, foi o momento da fecundação onde competíamos com 39 milhões de espermatozóides e então Deus soprou sobre nós o seu Espírito e então ficaram para trás todos os outros que foram literalmente pelo ralo. 3. E nos predestinou para filhos de adoção, por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito da sua vontade, 4. Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si, no Amado; Antes não éramos nada, tínhamos sido destituídos desta condição lá no Éden, mas em Cristo, voltamos a ser agradáveis a Ele. Agora pelo sangue derramado, havíamos sido lavados e dignificados a viver novamente diante da santidade de Deus. 5. Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça, 6. Que ele fez abundar para conosco, em toda a sabedoria e prudência; 7. Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo, 8. De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra; Novamente Deus unificou o homem à sua convivência e não deixará que nada nos arranque de si. (Isaías 49:36 Eis que nas palmas das minhas mãos te tenho gravado: os teus muros estão continuamente perante mim). 9. Nele, digo, em quem, também, fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas segundo o conselho da sua vontade; 10. Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que primeiro esperamos em Cristo; 11. Em quem, também, vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa, O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para louvor da sua glória. Depois de ouvirmos a Palavra, crido em Jesus Cristo como nosso Salvador, fomos imediatamente selados com o Espírito Santo da promessa. Não é uma promessa humana e falha, é a promessa e selo de Deus. E é o penhor, no original hebraico (arrabõn) que significa pagamento adiantado, garantia. E este pagamento é uma compra sem volta. Com isto podemos discernir perfeitamente a significação deste estudo. Que a Plenitude e a Graça de Deus estejam sobre nós, Amém.