Salmos 23

Salmos 23:1 Salmo de DaviA assinatura de Davi, antes do início do Salmo, confere muita autoridade ao texto. Davi conseguiu ser muitíssimo respeitado por todos os do seu tempo, compatriotas ou inimigos, e, até hoje, essa assinatura equivale a dizer: "Vejam só quem disse isso; nada menos que o grande rei Davi!"

O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará.O pessoal da já desgastada "teologia da prosperidade" costuma iniciar a leitura desse salmo assim: "se o SENHOR é o meu pastor, nada me falta". É bonito... Mas não é isso o que a Bíblia está dizendo! É certo que no texto da Bíblia Hebraica, no Qәtiv, não existe nem acentos e nem pontuação (vírgula, ponto e vírgula, e etc.), mas, nós não podemos sair por aí colocando essa pontuação conforme nossas preferências, ou, conforme "a moda do momento"; existem os eruditos em Hebraico que sabem (e muito bem!) como pontuar, quando traduzindo para o Português. A leitura com o ponto e vírgula depois de pastor e com o ponto final depois de faltará está em perfeito acordo com o texto da Bíblia Hebraica Stuttgartensia, que é uma autoridade e uma referência no assunto.

"... ; nada me faltará." Esse ponto e vírgula diz que a frase que vinha sendo desenvolvida já está completa, porém, ainda existe mais alguma coisa a ser dita no sentido de complementar esse mesmo assunto. Se a primeira parte do versículo é uma declaração de posição; ao lado do Pastor; a parte final é uma autêntica declaração de fé: "Eu creio que nada irá me faltar." A idéia aqui é de uma confiança quanto à provisão para as necessidades do futuro. Alguém, como o pessoal da "teologia da prosperidade", poderia questionar: "Mas e quanto às necessidades do momento? O crente tem que se conformar com a miséria aqui, vivendo sempre com a esperança na idade eterna?" Diríamos que essa questão é respondida pelo próprio salmista quando diz:"Fui moço e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão"ARC Salmo 37:25."No mundo tereis aflição," é o que nos assegura o próprio Salvador; "mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." O nosso Pastor, ele próprio é o Caminho, e nós, ovelhas do seu pasto, que seguimos após Ele.

Salmo 23:2Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Quando Deus criou os mais diversos animais, ele deu a cada um uma capacidade de ataque e/ou de defesa; mas, à ovelha, ele não deu nem uma e nem outra dessas capacidades; a ovelha é totalmente inofensiva e vulnerável. A ovelha, diferentemente das cabras e dos bodes, que comem tudo o que aparece pela frente, ela só come capim verde e fresco, e também só bebe água limpa e fresca. Muitos animais são dotados de grande capacidade para assimilar e aprender; alguns, até com extraordinárias habilidades! Mas, no caso da ovelha, a sua única grande habilidade é a de reconhecer a voz do seu pastor. Os pastores costumam reunir os rebanhos para dessedentá-los e, após isso, eles simplesmente chamam as suas ovelhas e elas os seguem, cada uma ao seu pastor. A ovelha é um animal totalmente dependente do seu pastor tanto para levá-la ao pasto e para guardá-la dos ataques dos predadores, como para trazê-la de volta. Uma outra característica sua é que ela, desde o seu nascimento, está sempre produzindo algo; seja lã, leite, ou carne. Dizem até que quanto mais ela é tosquiada, mais ela produz lã. Produção, para ela, não é algo forçado; é algo perfeitamente natural e constante.

Psalm 23:3 Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. Se é verdadeira a frase que diz: "O mato embrutece ao homem", muito mais o deserto; seja ele material ou espiritual! Ao passarmos pelo deserto desta vida todos nós enfrentamos o sol causticante, pedras, muita areia, pouco pasto, pouca água e inúmeros predadores; "...não fora o SENHOR, que esteve ao nosso lado, ... eles, então, nos teriam engolido vivos" ! ARC Salmo 124:2 e 3. As pessoas que não seguem ao Bom Pastor, quando já próximos do final da travessia normalmente se tornam secos, infrutíferos e amargos; mas, os que seguem a Jesus, o Pastor,"Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e florescentes"ARC Salmo 92:14.

Psalm 23:4 Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. A expressão: "ainda que eu andasse", nos dá a firme idéia de que o "vale da sombra da morte" existe e que sempre alguns de nós estão passando por ele; mas, até mesmo em face desse tão terrível vale, o crente não precisa temer; pois terá sempre com ele, ao seu lado e à sua frente, o Pastor que é a sua suprema segurança. Muito interessante é a presença das palavras vara - correção, quando estamos em desacordo com a Sua vontade, cajado - condução pelo caminho reto, e, pela Sua grande misericórdia, o consolo - do Espírito Santo, após a correção e o retorno ao Caminho!

Salmo 23:5 Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. A idéia de que para o crente não pode haver dificuldade e/ou adversidade aqui nesta vida, simplesmente não é bíblica. Neste verso, em particular, a Palavra nos diz que Ele nos prepara a mesa, o repasto, bem diante dos inimigos; que são d'Ele e também nossos. A Sua unção, sobre a cabeça do crente, não é feita nem às escuras, nem às escondidas, e nem em pouca medida! Aleluia! O Pastor não teme aos inimigos, embora muitos, e nem o crente os deve temer; desde que O esteja seguindo.

Psalm 23:6 Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR por longos dias. O salmista conclui a sua meditação mais uma vez declarando a sua fé, através da palavra "certamente", e ele confia na bondade, na misericórdia, e também na permanência da graça do Pastor sobre a sua vida por todos os dias da sua existência, aqui, e arremata com a firmeza de que ele "habitará", sim, na casa do SENHOR, por longos dias.

Lição da E.B.D. Igreja Boas Novas, Vianópolis, 16/08/2009, dada pelo irmão Marcos A.

Nas palavras de:Enih Gil'ead