Salmo 10: 3, 6, 7, 11.

"Justo" na Bíblia pode ser definido como "aquele que age de acordo com a vontade de Deus", seja ela qual for. Exemplo Jó, [ Jó 1: 1,],[ Noé Gn 6;9 b].

Ímpio: Aquele que ofende e aborrece a Deus, cruel, que despreza a moral, a justiça e todos os preceitos divinos estabelecidos por sua palavra. Exemplo [ Jeorão filho de Josafá 2º Cr 21: 1 a 6; 12 a  20;]  Hofni e Finéias filho do sacerdote Eli. 1º Sm 2:12, 17.] 

Vs 3 o ímpio gloria-se do desejo de sua alma; gloriar aqui  nos traz o sentido de: soberba, orgulho, autossuficiência, desprezo, arrogância,  em suma; todo tipo de sentimento que fere os valores divinos e humanos.

Vs 6 aqui ele zomba e se engrandece dizendo em seu coração que nunca será abalado, ou nenhum mal  vai lhe acontecer; a quem podemos referir estas pessoas;  aqueles que usam  e vivem de corrupção, de trapaça, engano, ferido princípios e valores, matando, roubando,  vivendo uma vida semelhante aquele juiz em Lc 18: 2, um homem que não temia a Deus nem respeitava homem algum; isto é uma vida totalmente sem temor.

Vs 7 A boca do ímpio, é apresentada como um poço de iniquidade: proferindo maldições, engano, astucia ou mentiras; malícia e maldade ou falsidade. Dentro destas palavras podemos lembrar do que o senhor Jesus falou em Mt 15; 18 a 20. Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.
São estas coisas que contaminam o homem; mas comer sem lavar as mãos, isso não contamina o homem. 
O justo nunca deve proceder como o ímpio;  imitando o seu caminho. VEJA porque;

O homem mau, o homem iníquo tem a boca pervertida. Acena com os olhos, fala com os pés e faz sinais com os dedos. Há no seu coração perversidade, todo o tempo maquina mal; anda semeando contendas.
Por isso a sua destruição virá repentinamente; subitamente será quebrantado, sem que haja cura. Provérbios 6:12-15

1-       A alma do ímpio deseja o mal; o seu próximo não agrada aos seus olhos. Provérbios

21:10

2-       Os ímpios são como a moinha que o vento espalha Salmos 1:4

3-       Os ímpios não subsistirão no juízo Salmos 1:5

4-       Porém ao ímpio e ao que ama a violência odeia a sua alma (Salmos 11:5)

5-       Sobre os ímpios fará chover laços, fogo, enxofre e vento tempestuoso; isto será a porção do seu copo. Salmos 11:6; a punição sem duvida virá.

6-       Os ímpios serão lançados no inferno, e todas as nações que se esquecem de Deus. Salmos 9:17

7-       O caminho do ímpio perecerá. Sl 1:6 b

8-       O desejo dos ímpios perecerá. Ult pt Salmos 112:10

 Salmo 1: 6 a Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano. Salmos 92:12. Aos justos nasce luz nas trevas; Salmos 112:4 a. A geração dos justos será abençoada Salmos 112:2 b.

Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus. Mateus 5:20.

PR ALÉCIO ICVV PRESIDENTE OLEGÁRIO MG