SALDIM – Sistema de Apoio a Lanchonetes com Dispositivo Móvel

Genildo Ramos Mendonça1, Giorlana Lopes de Oliveira1, José Flávio Marangoni1

¹ Alunos do Curso Sistema de Informação - Faculdade de Ouro Preto do Oeste (Uniouro)

             Rua Alto Alegre, 494 - CEP.: 76.920-000 - Fone/Fax: (69) 3461-4278 –

Ouro Preto do Oeste – RO - Brasil
             E-mail: [email protected] - Website:  www.uniouro.edu.br

[email protected], [email protected], [email protected]

Abstract.The article if deals with a developed in progress system for the graduation in Systems of Information, that has for objective to show agility in the attendance of the snack bars with it assists of available tools and technology for mobile device.

Resumo.O artigo se trata de um sistema em andamento desenvolvido para a graduação em Sistemas de Informação, que tem por objetivo mostrar agilidade no atendimento das lanchonetes com o auxilio de ferramentas e tecnologia disponíveis para dispositivo móvel.

1. Introdução

Os consumidores estão cada vez mais exigentes, buscando qualidade e agilidade no atendimento, sendo a qualidade do serviço de grande importância para todos, e é visto em grandes e pequenas. Sempre na busca de uma satisfação maior do cliente, e no conseqüente sucesso da empresa.Este estudo derivou da necessidade de se obter um software que proporcione um atendimento impecável ao cliente, ágil eprático.

A tecnologia móvel que permite seu uso durante a movimentação do usuário é, porém considerada não apenas uma invenção, mas sim uma revolução dos tempos. Tudo isso só foi possível através da evolução da tecnologia, que nos diversos dispositivos. Com isso a mobilidade iniciou como uma facilidade, e hoje em dia tornou-se uma necessidade ter acesso a dados e informações em qualquer momento e em qualquer lugar para se ter controle. Com o dispositivo móvel o atendimento será feito na mesa e enviado para o servidor controlado pelo gerente e aí liberado para a cozinha.

O sistema de apoio a lanchonetes com dispositivo móvel, vem sendo desenvolvido pela necessidade encontrada nas lanchonetes, para auxilio dos garçons no atendimento aos clientes. Foram feitos pesquisas de campo para realmente se obter um resultado de como anda a situações das lanchonetes e seus atendimentos com os clientes. Pois são inúmeras as problemáticas encontradas atualmente como na recepção da lanchonete, as informações que muitas às vezes não são bem entendidas pelos garçons por ser feita apenas por papel, a demora por processar os pedidos, a demora para receber o produto, o retorna a mesa pelo fato da correria do atendente, o fechamento da conta que poderia ser feita ali pelo garçom no Palm para sua agilidade.

2. Problemática

A proposta deste trabalho e analisara metodologia utilizada por várias lanchonetes na região da cidade de Ouro Preto, no que tange ao atendimento e presteza para com os clientes, constatam-se uma série de fatores que contribuem para que não haja uma correta comunicação ou troca de informações entre os atendentes e os consumidores, como por exemplo, demora no atendimento, entrega de produtos não solicitados, erros nos cálculos de fechamento das despesas, desvio de pedidos, falta de seqüência nas entregas de pedidos, entre outras possíveis.

Com isso, além do fato de gerar considerável insatisfação por parte dos clientes, os quais muitas vezes não retornam ao estabelecimento comercial, ora alegando falta de profissionalismo por parte dos funcionários, ora inconformados por algum tipo de constrangimento; o proprietário, muitas vezes, sequer tem conhecimento acerca dos problemas existentes no dia-a-dia em seu estabelecimento comercial, indo paulatinamente perdendo sua clientela.

3. Justificativa

Visando solucionar os problemas apurados nas análises feitas em várias lanchonetes da região, o projeto em questão tem por objetivo, propor o desenvolvimento de um sistema computacional que possa estabelecer um melhor relacionamento entre lanchonete, serventes e clientes, possibilitando uma maior rapidez no atendimento, bem como uma maior agilidade e confiabilidade no fechamento das despesas por cliente, contribuindo assim para uma melhor interação e estreitamento entre ambas as partes, tal como uma melhor conceituação no estabelecimento. Pretendendo desenvolver este sistema utilizando as várias tecnologias emergentes no mercado, tendo por base a plataforma Palm como ponto principal, por este ser portátil e de fácil manuseio por parte dos atendentes.

4.Estudos Realizados

4.1. Dispositivo Móvel

"Os primeiros indícios de tentativas de tornar os computadores pessoais mais pequenos e móveis remontam à década de 70, mais concretamente a 1976, na Califórnia, com o aparecimento do Xerox NoteTaker" [QUEIRÓS, pag 10, 2008.]

Depois do início da tecnologia móvel em 1992, se teve muito com os avanços a milhares de aparelhos que aumentam a cada dia. Podem ser utilizados em movimentação dos usuários, considerados não apenas como uma invenção mais sim como um avanço tecnológico, que traz grandes benefícios, agilidades nas atividades diárias.Tudo isso só foi possível através da evolução, que nos da diversos dispositivos, por exemplo: celulares, redes wireless,wi-fi, bluetooth, GSM, CDMA, SmartPhones.

Atualmente, consideramos sistemas móveis os sistemas que são desenvolvidos para rodar em palmtops, celulares, tablet pcs e similares. Pela definição acima, os notebooks também são considerados como plataformas para sistemas móveis, porém o seu estilo de uso não é exatamente o mesmo dos dispositivos mencionados anteriormente (já que exige parar em algum lugar, abrir o notebook, esperar carregar, etc...). Para efeito de classificação, combinaremos que, para ser "móvel" mesmo, um dispositivo/sistema deve oferecer a possibilidade de acesso imediato e com o usuário em movimento. [MENDONÇA, 2006.]

Esses Sistemas oferecem recursos e características que não encontramos em sistemas comuns que podem ser utilizados em qualquer ambiente que se anseia benefícios. Como se trata de um ambiente com certa dificuldade de informatização por exigir comunicação remota entre dispositivo e servidor. Como comunicação móvel ou sem fio trabalha com freqüência de sinais, exige muito mais no quesito segurança por ser um sinal, embora criptografado ainda seja possível com alguns recursos, quebrar barreiras de criptografia.

4.2. Palm

O aparelho deverá ter esta configuração para ser utilizado no desenvolvimento do projeto. Intel 312 Mhz tecnologia ARM, Tela 480X320 pixels 65k de cores, Escrita Tela Touchscren, Memória 128 RAM MB, Tecnologia Flash, Slot de Expansão SD, Slot de Expansão SD, USB, Wi-Fi, Bluetooth. Uma tecnologia nova e fácil de usar.

4.3. Access Point

Ponto de Acessoé um dispositivo em umarede sem fio que realiza a interconexão entre todos os dispositivos móveis. Em geral se conecta a uma rede cabeada servindo de ponto de acesso para outra rede, como por exemplo, a Internet. É que através dessa tecnologia irá transmitir sinal ao dispositivo móvel o Palm, que serão utilizados pelos garçons em todo o ambiente da lanchonete para o atendimento no acesso a página de pedidos do local. Como o ambiente em estudo não permitiria trabalhar com comunicação cabeada, devido à disponibilidade de acesso as mesas, o que tornaria impossível a informatização do sistema de atendimento.

Figura 1. Processo de comunicação entre Palm, Access Point, Servidor e Impressoras.

4.4. Servidor

Configurações Básicas: Processador Dual Core 2GB Memória RAM, 320GB HD.

5. Considerações finais

O projeto esta sendo desenvolvido e a cada passo realizando testes, um exemplo: e a criação dos botões otimizando o tamanho de cada um, por ser feito como imagem, objetiva-se reduzir no máximo o tamanho do arquivo para tornar a navegação pelo palm mais veloz, após definir os botões é criando uma página com vários botões que representam as mesas numeradas, após algumas páginas feitas é feito teste no palm com um acess point conectado no servidor que transmiti o sinal wi fi para o palm vendo a navegação pelo sistema através dos botões de mesas, tipo de pedido como bebidas, botão sucos, obtendo-se ótimos resultados. Pois o palm navegou perfeitamente pelas telas do sistema com bom desempenho.

Referências

TANENBAUM, Andrew S.. Redes de Computadores. Tradução Vandenberg D. de Souza – Rio de Janeiro: Elsevier, 2003 – 13ª reimpressão.

SOARES, Luiz Fernando Gomes, LEMOS, Guido, COLCHER, Sérgio. Redes de Computadores: Das LANs, MANs e WANs às Redes ATM – Rio de Janeiro: Elsivier, 1995 – 20ª reimpressão.

MORAES, Alexandre Fernandes de, Redes de Computadores: Fundamentos -5ª Edição- São Paulo, 2007-Editora Érica.

QUEIRÓS, Ricardo. Programação para Dispositivos Móveis em Windows Mobile 6: 2008, FCA - Editora Informática.

Aderval Mendonça, Mobilidade em análise, disponivel

http://www.amsyst.com.br/artigos_20061228.shtml, às 21:00 horas, 20/08/2009.