Anabolizantes são hormônios esteróides naturais e sintéticos, que fazem com que as células cresçam e se dividam, provocando o desenvolvimento de vários tipos de tecidos, principalmente o ósseo e o muscular.

Essas substâncias, na maioria das vezes são derivadas do hormônio sexual masculino, a testosterona, que geralmente são ingeridas por via oral ou injetável.

Esse processo metabólico constrói moléculas maiores, a partir de outros menores. 

Os anabolizantes foram descobertos em 1930, sendo que desde essa época, eles têm sido usados em muitos procedimentos médicos, para estimular o crescimento ósseo, o apetite e o crescimento muscular principalmente na puberdade, quando eles percebem que esse processo está atrasado. 

O uso na medicina mais comum de esteróides anabólicos é quando existem alguns casos de debilidade crônica muito séria, como no caso de Câncer ou AIDS.

Os anabolizantes podem produzir muitos efeitos colaterais, principalmente quando são administrados em doses altas. Podem também aumentar o colesterol LDL, diminuindo o HDL. Assim como aumentam a pressão e a acne. Enfim vários outros problemas de saúde poderão acontecer.

Hoje em dia, os anabolizantes são muito discutidos, pois o seu uso sem qualquer controle médico pode ocasionar problemas sérios, principalmente entre os esportistas.

Alguns países já têm leis, que controlam a distribuição e o uso dos mesmos, por exemplo, Canadá, Reino Unido e Estados Unidos.

Como os anabolizantes são muito discutidos em relação aos seus efeitos colaterais muito sérios, o certo seria que antes de usar qualquer produto desse tipo, um médico fosse consultado. Certamente há alternativas naturais bem menos prejudiciais.

Não se esqueça que exames devem ser sempre feitos, caso se faça o uso dos mesmos.

O mais importante é ter uma ótima alimentação, fazer exercícios físicos e se mesmo assim você não estiver satisfeito com a sua imagem, você deve procurar um médico que com certeza você terá ajuda física ou mesmo psicológica.