O arroz é a base que dá origem a bebida que é oferecida para todos os deuses xintoístas, e ainda é servida em diversas ocasiões especiais e diferenciadas como os casamentos, a inauguração de lojas e ainda comemorações. Apesar disto o saquê está presente na mesa dos japoneses como uma bebida popular, como a cerveja para os brasileiros.

Atualmente existem pelo menos 1600 fabricantes de saquê no Japão. E cada uma das empresas possui diversos tipos e como todo o ano surgem diversas novas variedades, e outras deixam de ser produzidas, por isso é impossível sew provar todas elas.

A descoberta do fermento acabou aumentando a graduação alcoólica da bebida depois da segunda guerra mundial e ainda alterou um pouco a sua receita utilizada. Toda a escassez de arroz naquele período acabou forçando os fabricantes a levarem alternativas para aumentar a fermentação utilizando menos arroz. Apesar disto muitos especialistas dizem que o melhor saquê era o produzido apenas com arroz e água.

Como é feita a produção do saquê

O Saquê é uma bebida fermentada que precisa de uma boa quantidade de água, o que corresponde a seu 80% de produto final e ainda um arroz de boa qualidade.

Todo o arroz é lavado e cozido a vapor, e depois disto ele é misturado ao seu fermento, a água e ainda ao koji, que nada mais é do que o arroz fermentado separadamente. Ele fica então desancando por pelo menos seis meses e recebe uma adição de água pura para baixar o nível de álcool de 20% para 18%. Ele ainda passa por um processo de pasteurização novamente antes de ser embalado.

O saquê Junmai-shu

Este é o saquê mais puro, com arroz, com água e ainda koji, ele não sofre acréscimo de álcool. Neste processos o arroz é polido de forma que deverá perder a sua parte externa, conservando assim menos de 70% de todo o seu volume original. A bebida possui uma saborização diferenciada, além de uma graduação alcoólica também aparentemente mais suave para o paladar. Deve ser consumido quente e não pode ser esquentado novamente.