Confira detalhes interessantes que poucos sabem sobre a cidade maravilhosa.

Você sabe os esportes que surgiram no Rio? E a origem do nome dos bairros? Fique por dentro dessas e de outras curiosidades!

Esportes cariocas

O famoso Frescobol, praticado principalmente no verão em muitos cantos do país, surgiu no Rio. Inicialmente chamado de tênis de praia, o esporte começou no bairro de Copacabana, entre 1945 e 1946, a partir do desenho de Lian Pontes de Carvalho.

O Futevôlei surgiu um pouco depois, em 1965, também em Copacabana, quando o ex-jogador do Botafogo e da Seleção Brasileira, Octávio Moraes, começou a treinar a linha de passe em uma quadra de vôlei. O motivo foi a proibição das peladas nas praias.

E os nomes dos bairros, como foram criados?

Do tupi-guarani, o nome Ipanema está relacionado ao seu fundador: o Barão de Ipanema. O Leblon também ganhou nome através de uma homenagem. Charles Le Blond foi um dos donos das muitas chácaras que existiram no local.  Já Copacabana, que é o bairro mais famoso da cidade, tem dois significados: “lugar luminoso”, de origem Inca, e “vista do lago”, do Aimará.

O Largo do Machado surgiu de uma expressão, pois “Machado”era o nome de um açougue que havia lá. O termo “flaming” (pessoa de Flandres, na Bélgica) deu nome ao Flamengo, indicado também como  cor da chama. Santa Teresa é uma homenagem a um antigo convento do lugar, Humaitá vem da Guerra do Humaitá (que aconteceu no Paraguai) e Tijuca significa pântano em tupi-guarani. Esse que tem uma ligação também com a Barra da Tijuca, pois “barra” significa linha de arrebentação e o mar avançava antigamente sobre a vegetação.

Mais curiosidades:

Torcida: Quando o Cristo Redentor foi eleito uma das novas sete maravilhas do mundo em 2007, na votação, ele só ficou atrás da Muralha da China e do Monumento de Petra.

Multifuncional: Nas olimpíadas de 2016, a Marquês de Sapucaí irá abrigar novas disputas, pois no espaço será realizado o tiro com arco e será a chegada da maratona dos 100 metros.

Nas alturas: O Pão de Açúcar, um dos mais bonitos cenários da cidade, na década de 70 foi palco de um filme do 007. A distância entre ele e o Morro da Urca é de 1400 metros.

Não vem com vinho que hoje é dia de cerva: De acordo com uma pesquisa recente, a cerveja é a bebida que o carioca mais gosta, seguido de vinho e caipirinha. Já os turistas não deixam passar a famosa cachaça brasileira.

Economia: A capital carioca possui o segundo maior PIB do Brasil e o trigésimo do mundo.

Equipe House in Rio - Aluguel por temporada no Rio de Janeiro