Hospedagem de site é um serviço que permite que as organizações e pessoas publicarem um site ou página web na Internet. A hospedagem ou provedor de hospedagem, é uma empresa que fornece as tecnologias e os serviços necessários para que o site ou página  web ser visualizados na Internet. Sites estão hospedados, ou armazenados em computadores especiais, chamados de servidores.

Quando os usuários da Internet querem ver o seu site, tudo que precisam fazer é digitar o endereço do site em seu navegador. O seu computador irá se conectar ao servidor e suas páginas serão mostradas através do navegador.

A maioria das empresas de hospedagem de site exigem que você possua o seu nome de domínio para hospedar . Se você não tem um nome de domínio, as empresas de hospedagem web irão ajudá-lo a adquir um.

As características básicas de um plano de hospedagem web incluem:

Espaço em disco

Todas as contas de hospedagem de site oferecem uma certa quantidade de espaço em disco que você pode usar para armazenar seus arquivos. Recomenda-se ter algum tipo de estimativa sobre o que precisa para várias tarefas - a quantidade de espaço que  precisa para seus e-mails, arquivos, bancos de dados, etc.

Largura de banda ou de transferência de dados

Muitas vezes, os hosts se referem a  largura de banda e transferência de dados, como sendo a mesma coisa. No entanto, são, de fato, diferentes.

  1. Largura de banda é a quantidade de dados que podem ser transferidos ao mesmo tempo.
  2. A transferência de dados é a quantidade real de dados transferidos.

Pense nisso desta maneira. Se a banda fosse um túnel, num túnel maior mais carros podem passar. Transferência de dados, então, seria o número de veículos autorizados a atravessar o túnel em um determinado período de tempo, digamos, um mês.

Quanto menor a largura de banda que você tem, mais tempo leva o seu site para carregar, independentemente do tipo de conexão do seu visitante. Os visitantes vão ter que esperar sua vez. 

Para determinar o que é suficiente, é preciso levar em consideração o tamanho do seu site e do número de visitantes que tem dentro de um mês.

Contas de Email

Contas de e-mail são uma característica comum de web hostings, especialmente se está hospedando um domínio. Existem três tipos principais de contas de e-mail: POP3, encaminhamento e aliases.

Contas POP3 são as caixas de entrada tradicionais. Você tem espaço no servidor para armazenar seus e-mails, e, ao mesmo tempo, você pode usar um programa de e-mail para fazer o download do e-mail. Cada combinação de login e senha normalmente equivale a uma conta.

Contas de correio de encaminhamento são úteis se você está utilizando o serviço de outra empresa para filtrar seus e-mails para você. Em vez de armazenar seus e-mails no servidor de correio, e-mails são redirecionados para outro endereço de e-mail.

Contas aliases são semelhantes às contas de correio de encaminhamento. Alguns hosts permitem configurar um catch-all alias, que é frequentemente usado para coletar e-mails enviados para endereços não reconhecidos pelo servidor de email.

Acesso FTP

Depois de ter criado suas páginas em seu computador, você precisa transferir esses arquivos para o seu servidor web. Os arquivos são transferidos para o servidor através de clientes FTP.

FTP é também o protocolo de download de seus arquivos  a partir do servidor para o seu computador ou para backup dos arquivos de seu site.