SAIBA MAIS SOBRE GINÁSTICA LABORAL

O que é Ginástica Laboral?

  • Define-se Ginástica Laboral como sendo o conjunto de alongamentos e exercícios físicos orientados durante o horário do expediente, objetivando benefícios individuais no trabalho. Seu objetivo consiste em minimizar os impactos negativos advindos da rotina trabalhista e do sedentarismo na vida e na saúde do trabalhador.

Como funciona a Ginástica Laboral?

  • A Ginástica Laboral intervém na rotina do trabalhador com uma pausa de no mínimo10 minutos no expediente com alongamentos e exercícios específicos para cada setor. A empresa contratante estipula uma frequência e o melhor horário para que aconteça a Ginástica Laboral. Os trabalhadores são separados por grupos dentro dos setores e cada grupo por vez é abordado por um Fisioterapeuta especializado para prática dos exercícios.

Por que a Ginástica Laboral faz bem?

  • Os benefícios da Ginástica Laboral podem ser evidenciados por conta do preparo constante da musculatura do corpo, principalmente das musculaturas sobrecarregadas, para o expediente de trabalho e por "quebrar'' a rotina e proporcionar alívio psicológico e interação entre os profissionais.

Qual é a contraindicação para a Ginástica Laboral?

  • Qualquer fator físico patológico ou biomecânico que impeça o profissional de executar qualquer movimento passa a ser uma contraindicação para alguns exercícios específicos dentro da Ginástica Laboral. Porém não há contraindicação para o programa de Ginástica Laboral como um todo, devido à variabilidade de exercícios e alongamentos que podem ser inseridos na atividade.

Quais são as indicações para a Ginástica Laboral?

  • A Ginástica Laboral é indicada a toda e qualquer empresa que almeja prevenir-se contra lesões por esforços repetitivos e que busque melhorar a produtividade e a interação entre os funcionários.

Como é implantada a Ginástica Laboral?

  • A primeira etapa para a implantação da Ginástica Laboral é o mapeamento estrutural da empresa. Essa etapa visa definir os melhores locais para prática da Ginástica Laboral. A segunda etapa é o mapeamento humano, onde iremos transformar em gráficos a real situação de desconforto físico dos profissionais da empresa. A terceira etapa é o início da Ginástica Laboral. A quarta etapa é feita três a seis meses após o início da terceira etapa, e consiste em um novo mapeamento humano com intuito comparativo e confirmativo dos ganhos da Ginástica Laboral.

Quanto tempo leva a Ginástica Laboral?

  • A Ginástica Laboral leva no mínimo 10 minutos.

Preciso de alguma roupa especial para fazer Ginástica Laboral?

  • Não. A Ginástica Laboral é feita com a própria roupa de trabalho.

A Ginástica Laboral faz transpirar?

  • Não, a Ginástica Laboral não faz transpirar.

Qual a formação do profissional responsável pela execução da Ginástica Laboral?

  • Fisioterapeuta ou Educador Físico especializado em Ginástica Laboral.

Existe alguma frequência mínima recomendada para a Ginástica Laboral?

  • Quanto mais vezes a Ginástica Laboral for feita, melhor.

Onde a Ginástica Laboral é feita?

  • A Ginástica Laboral pode ser feita no próprio setor de trabalho ou em algum lugar próximo.