Bom, se você acha que a bicicleta não foi feita para você, tudo bem. Mas talvez se você quiser experimentar e ir pedalando, qualquer dia que seja, você vai chegar em seu destino muito mais feliz e disposto. A endorfina gerada por esse exercício físico vai te levar a ter um dia muito melhor no seu trabalho sem contar toda a segurança com a bicicleta.

E só por não ter que ficar se estressando em ficar esperando dentro do seu carro (ou mesmo do ônibus) pelo sinal que fechou e abriu três vezes, você já vai notar uma grande diferença. Vai queimar muitas daquelas gordurinhas que sempre insistem em permanecer ali, isso mesmo que você reze para o São Regime.

Vai melhorar muito toda a sua capacidade respiratória, a sua circulação, e vai correr bem menos riscos de ter infarto. Vai poder economizar o seu dinheiro e possivelmente vai até conseguir chegar um pouco mais rápido.

Se você estiver querendo andar mais com a sua bicicleta, ou se já a usa mais você ainda não se sente assim tão seguro, saiba que é muito bom para a nossa saúde previne o stress e depressão e também que utilizar a sua bicicleta na rua pode até ser agradável e seguro, mesmo estando nas cidades grandes.

Nesse artigo você vai encontrar recomendações de como se portar melhor no trânsito. Sim, eu já sei muito bem que você já é crescido e também já sabe atravessar a rua, mas não é bem isso: quero com isso te ajudar a não correr sérios riscos e também a desfazer toda essa ideia de que pedalar juntamente com os carros é uma coisa de doido. Isso é viável sim, basta somente tomar certos cuidados.

Use uma Boa Iluminação

Geralmente nunca são lembradas como um item de segurança com a bicicleta, as luzes que ficam bicicleta têm papel fundamental. Afinal, é bem mais importante poder evitar uma situação onde pode haver risco do que ter que se preparar para tentar sobreviver a mesma.

Para que possam ter um tempo para reação e conseguirem desviar de você com mais segurança, os motoristas precisam conseguir enxerga-lo no caminho, e durante a noite, quem está em uma bicicleta é bem menos notado por quem está no volante. Os refletores, que a lei exige que venham com as bicicletas, não ajuda muito. Utilize sempre uma luz branca na frente e uma vermelha atrás da bicicleta, para os motoristas notarem bem rápido se você está vindo ou então indo.

A luz precisa ser as que piscam para uma melhor segurança com a bicicleta, isso por que a intensidade da luz das lanternas da bicicleta não são o suficiente para destacar com mais segurança quando estão acesas no tipo interrupto. A luz que pisca chama bem mais a atenção dos motoristas, e é isso o que queremos.

Faça Uso do Capacete

A condução de um jeito seguro da bicicleta tem um papel de protegê-lo bem maior que a simples utilização do capacete, especialmente se você não quer fazer manobras mais arriscadas ou então abusar da velocidade. É bem comum associarmos a bicicleta com um tipo de esporte radical ou mesmo uma atividade de risco, mais pedalar de maneira consciente e sem abusos tem tanto risco quanto se atravessar um rua com bastante cuidado.

Do contrário do que muitos acreditam, o capacete não é exigido na lei para os ciclistas mais isso não interfere na segurança com a bicicleta. Embora disso, aconselho o seu uso, sobretudo por quem está iniciando agora, por que a habilidade de se equilibrar em algumas situações complexas vem só com o tempo e prática. 

É bem claro que o capacete diminui muito a chance de traumatismo um craniano e proporciona uma melhor segurança com a bicicleta, da mesma maneira que uma joelheira diminui as chances de se machucar seus joelhos (isso para os ciclistas e pedestres que andam em calçadas já más condições).

Mas sempre leve em conta que ele não vai te proteger dos carros, somente de você mesmo. Pedale com bastante cuidado e atenção, para não ter colocar seu capacete à prova. E o mais importante: nunca faça bullying com os que prefere ou não usá-lo.

As Luvas e Óculos

Não são assim tão necessários, mas as vezes é bom usa-los como item de segurança com a bicicleta. As luvas são essenciais por duas razões. A primeira é que talvez sua mão fique meio irritada por ficar segurando muito na manopla; e a segunda é que se você cair, pode tentar parar sua queda com suas mãos, e poderia esfolar toda a suas mãos se estivesse sem as luvas.  

Já os óculos proporcionam uma ótima proteção contra a possível poeira que surja e várias outros tipos de poeira que podem acabar entrando nos olhos com o vento, com isso bloqueando a sua visão, o que pode ocasionar uma situação muito desagradável e até mesmo muito perigosa.

Fique Longe das Portas

Tome muito cuidado com as portas dos automóveis que estão parados. Vários motoristas olham no seu retrovisor procurando por um volume de carros e geralmente não enxergam a magrela vindo, à noite principalmente. Ou então o motorista olha para um lado que faz o ciclista ficar sem ser notado, e tem também os que são distraídos mesmo! Tem até mesmo quem abra sua porta por completo, com o pé…

Então para manter a segurança com a bicicleta, sempre que possível fique a uma certa distância que seja o bastante para que a porta possa abrir e não te atinja, esteja pelo menos a 1 metro dos veículos parados, tentando ter uma noção de até onde a porta chegaria aberta, por isso sempre ocupe a faixa adiante.

Sempre Faça Sinalizações

É bem importante para uma maior segurança com a bicicleta, que os motoristas consigam ter uma noção da sua trajetória, por isso sinalize sempre que possível o que vai fazer, faça sinais com sua mão. Peça por passagem, deixe passagem, faça sinal que o motorista pode seguir quando você quiser esperá-lo, de um aviso quando você tiver que entrar na frente (e aguarde para saber se ele vai parar).

De sinal com a sua mão esquerda em 90º quando quiser virar à esquerda em uma esquina e com a sua mão direita quando for à sua direita. Agitar sua mão faz o sinal ser bem mais visível. Quando for seguir em frente onde tem vários carros virando à direita, de sinal com sua mão em 45º, solicitando que aguardem, e sempre note se o motorista vai te esperar mesmo!

Nunca Fure o Sinal Vermelho

Nunca passe o sinal quando vermelho com sua bicicleta, por que pode surgir um carro em velocidade alta na sua transversal e pode ser que você não consiga fugir a tempo, ou então pode ser que apareça um pedestre que estava visível por causa dos carros, cumprindo o seu legítimo direito de atravessar a rua.

Mesmo que o pedestre se encontre atravessando a rua fora da faixa ou então com o sinal aberto para os automóveis, é uma obrigação do ciclista para ter segurança com a bicicleta, diminuir a sua velocidade e esperar que ele finalize toda a sua travessia. Bom, não precisava nem ser uma lei, para que esse comportamento fosse uma conduta apropriada.

No Corredor de Ônibus Nunca

Nos corredores de ônibus, certos motoristas não têm a mínima paciência com os ciclistas, porque tem que sair da pista exclusiva para passa-los e os motoristas dos veículos geralmente não permitem. Nas preferenciais, que ficam na direita da via e sem uma separação física, em várias cidades os motoristas dos ônibus já se sabem que podem encontrar ciclistas no caminho e sabem muito bem desviar corretamente, saindo um pouco da faixa e voltando adiante.

No estado São Paulo, o Secretário de Transportes já chegou a comunicar para todos os ciclistas que deveriam sempre usar a faixa da direita e isso mesmo quando elas pertencerem aos ônibus. Mas, se aí na sua cidade ou mesmo bairro toda a compreensão dos motoristas absolutamente não for a regra, tente utilizar a segunda faixa (que é a primeira logo depois a dos ônibus).

Tente Notar o Que os Motoristas Farão

Sempre tente prever o que os motoristas dos carros podem fazer na sua frente. De uma rápida olhada para trás (ou então no seu retrovisor) para ter uma noção se não está vindo um carro voando só para entrar em uma rua que está a cinco metros na sua frente. Preste atenção e tente ver se o trânsito vai parar só em uma faixa, o que faz com que os motoristas saiam dela bem irritados sem dar muita atenção para quem está vindo.

Permaneça sempre atento a toda a trajetória e posicionamento dos automóveis ao seu redor, e para isso use a sua visão e também a audição. E para garantir mais segurança com a bicicleta, sempre evite fazer uma ultrapassagem pela sua direita, por que alguém pode acabar abrindo uma porta para descer do veículo ou mesmo virar sem nenhum aviso para poder entrar em uma garagem ou estacionamento.

Permita Que os Motoristas Saibam e Antecipem Suas Ações

Nunca fique fazendo zigue zagues, nunca entre numa avenida sem olhar e nunca mude de pista sem fazer uma sinalização, mesmo que o carro mais perto esteja lá atrás. Da mesma maneira que ele pode calcular errado o seu trajeto e pensar que vai dar para passar a sua frente, você também pode acabar se enganando ao pensar que vai conseguir mudar de pista antes de ele te alcançar.

Se você gostou deste artigo, acompanhe mais dicas no www.bikeloko.com.br/dicas.