De acordo com uma pesquisa francesa, as mulheres que forem iniciar uma dieta tendo como base alimentar, fontes de vitamina D, somada a uma exposição solar de forma controlada, os riscos de se contrair o câncer de mama, diminui em 10%. Testes sugerem que esse tipo de vitamina, possui uma série de efeitos anticâncer, como retardar a propagação das células doentes.

Cientistas do Centro de Investigação em Epidemiologia e Saúde da População, órgão ligado ao Ministério da Saúde, acompanhou 67.721 pessoas do sexo feminino entre 41 e 72 anos ao longo de uma década. Suas dietas e os níveis de raios ultravioletas de onde viviam foram levados em consideração. Até o fim do período de análise, apenas 2.871 desenvolveram a patologia.

A equipe ainda constatou que ao se habitar em regiões com maiores níveis de raios U.V. (grandes metrópoles), a probabilidade de ter o problema é menor em comparação com quem vive em locais de menores inserções do raio. Porém, o maior efeito protetor foi observado na associação de elevada radiação ultravioleta e mais consumo de vitamina D (alimentos ou suplementos). As chances são até 43% menores. É preciso fazer as duas combinações. Sempre é importante ressaltar que antes de se expor ao sol, é preciso passar protetor solar nas regiões do corpo que ficarão expostas e o tempo de exposição deve ser controlado.

Nunca deixe também de realizar o auto-exame da mama, além dos exames de rotina. Acompanhe aqui dicas de saúde e bem-estar. E não deixe de visitar o site: Bem-estar Izumi