Uma junta é um tipo de objeto que acaba permitindo todo o acoplamento mecânico existente entre dois objetos, preenchendo assim definitivamente os espaços entre eles e ainda permitindo também uma boa fixação com firmeza impedindo quando eles transportarem fluidos as fugas de conteúdos existentes para o exterior.

Com isto devido a todas as suas características as juntas permitem unir superfícies que contam com irregularidades. Todas as superfícies são unidas normalmente pela utilização de parafusos ou mesmo de rebites.

Os materiais utilizados para a fabricação das juntas

Dependendo das aplicações que se destinam, as juntas poderão ser fabricadas de diversos materiais como o papel, borrachas, aglomerados de cortiça com borracha, silicone, fibras de vidro, metal, entre outros. Além disto para algumas aplicações específicas poderá vir como juntas de cabeças para motores de automóveis. Este modelo citado anteriormente foi utilizado até a proibição do amianto entre as chapas metálicas de cobre sendo que hoje com a tecnologia existente acabou sendo substituído por cartões especiais, estes grafitados e ainda resistentes as altas temperaturas. Todas as juntas de cabeça podem ainda ser produzidas com lâminas de aço e ainda sobrepostas tendo uma designação de multi layers.

As características das juntas

É indispensável que todos os materiais que constituem as juntas possam ter uma boa compressibilidade existente de forma que poderá preencher todas as eventuais imperfeições dos objetos que deverão ser unidos.

Em uma função de todas as aplicações, as juntas poderão ter que contar com uma resistência elevada quando entram em contato com substâncias corrosivas de temperatura ou mesmo de mecânica.

As juntas nas construções

As juntas também poderão ser caracterizadas como descontinuidades projetadas em estruturas existentes de concreto, como por exemplo em barragens, obras de arte, edifícios, pavimentos, entre outros, com a finalidade de distribuir todas as suas movimentações em segmentos independentes. Todo este processo ainda evita que surjam trincas aleatórias onde se pode manter toda a integridade das suas estruturas utilizadas.

Além disto as juntas deverão ser seladas para que não se acelere um processo de deterioração das estruturas e não se acumulem também detritos que poderão gerar problemas mais sérios.