planilha de gastosNão é nem final de ano e já percebeu que tá com menos dinheiro do que o planejado? Na verdade, você nem consegue se planejar para se livrar de dívidas ou cortar gastos que estão te quebrando? A solução é: faça uma planilha de gastos e aprenda a se organizar financeiramente!

O grande problema de muitas pessoas é que, quando vão comprar e pagar algo mais caro, elas não se planejam e simplesmente parcelam em diversas vezes. O problema é quando o juros começa a atacar ou você acha que está tudo bem e faz ainda mais gastos parcelados. Quando vai ver, o que era uma parcela virou um amaranhado de tantas dívidas. Ano após ano você promete que será diferente, mas nunca conseguiu mudar. Agora, entretanto, é pra valer: a dica de ouro já foi dada, agora preste atenção em como criar e conseguir manter uma planilha de gastos para te ajudar no controle financeiro.

1) Nunca gaste mais do que se ganha: o recomendável é, inclusive, deixar uma parcela do dinheiro recebido do salário sobrando, para que, mais tarde, você possa gastar esse valor já em mãos com algo que valha a pena.

2) Separe os gastos em categorias: alimentação, moradia, higiene, transporte, mensalidades, compras, entre outros, e não se esqueça de detalhar cada um deles com data de vencimento, valor de juros, quantas parcelas faltam, etc.

3) Tente dar prioridade a pagar as dívidas mais caras: elas geralmente estão no cartão de crédito. Por mais que você fique apertado por um ou dois meses, o esforço vai valer a pena e depois você perceberá que o sacrifício foi um bom investimento.

4) Dê um prazo para terminar de pagar todas as dívidas: assim, você organiza mais estes gastos e consegue ir contando um por vez até finalizar todos.

5) E para tudo isso, utilize a planilha de gastos e não se esqueça dela: com o tempo, ela te ajudará na responsabilidade, disciplina e organização. Até depois de matar todas as suas dívidas, não pare de usá-la, pois ela sempre te auxiliará. A planilha pode ser feita no computador ou em programas que empresas vendem para controle financeiro pessoal