As sacarias de ráfia são sacos utilizados para a embalagem de produtos, principalmente se esses ainda serão transportados ou muito manuseados. Os sacos de ráfia são muito utilizados no Brasil, as empresas gostam do material por ser reutilizável e não passar para o produto odores ou sabores. A ráfia, que compõe o saco, é uma fibra natural, extraída de um gênero africano de Palmeira, a Raphia. A fabricação de sacos para transporte de frutas e outras pequenas cargas é a sua utilização mais geral, mas é uma fibra muito forte, capaz de suportar grandes pesos.

Embora suas fibras sejam naturais e fortes muitas empresas têm fabricado, também, sacos de ráfia em polipropileno, um polímero reciclável muito resistente. Empresta-se o nome do saco de fibra natural para facilitar a ligação. Diz-se que os sacos produzidos de polipropileno são sacos de ráfia porque o plástico imita a fibra natural, de forma que os dois são muito parecidos visualmente.

Fabricação

O propileno é o derivado plástico da separação dos subprodutos do petróleo, não sendo ainda o material utilizado para a fabricação das sacarias de ráfia. Assim, pode-se dizer que a fabricação de um saco de ráfia começa na extração do petróleo.

O polipropileno é o material que deve ser utilizado para a fabricação das sacarias. Ele é um derivado do propileno reciclável, conseguido através da mudança na organização das moléculas de partículas de propileno, transformando-o em um polímero. É um material muito utilizado na indústria de embalagens por ser moldável apenas com calor, sendo fácil de trabalhar. O polipropileno é identificável nas embalagens pelo número 5 ou pela sigla PP no triângulo de reciclagem.

Até chegar no estado de moldagem para se parecer com a ráfia o polipropileno passa por diversos processos químicos. Ao final, as fábricas tem o material bruto para serem moldadas as sacolas, existem máquinas especificas para esse processo ser realizado. A etapa final de fabricação é o corte e costura dos sacos, nas dimensões solicitadas pelos clientes. Muitas vezes elas também passam por personalização.