A formação de professores nas Pesquisas Acadêmicas

Ao enunciarmos as categorias que compõem todo o processo educacional brasileiro, tem-se na formação dos professores um objeto de análise tanto das políticas públicas governamentais como indicativo de suas avaliações para "medir" a qualidade do ensino como também entre os pesquisadores como opção para estudos acerca de referenciais para a atuação docente.Os sistemas de avaliação atentam para a formação docente como a grande "culpada" e nela, a possibilidade de mudança de índices da educação básica (IDEB, 2009). E por acréscimo, o número de pesquisas e investigações que se ocupam desta categoria de análise para eleger outras temáticas relacionadas à profissionalização, formação inicial e ao trabalho docente, por exemplo.

Há que considerar que a categoria formação de professores abarca, de forma ampla, muitas outras categorias que além de caracterizá-la a determinam num curso de formação inicial, ou seja, em se tratando da relação entre a teoria e a prática, pesquisas (Guimarães, 2004) têm mostrado que os egressos de cursos de formação inicial em licenciaturas não têm recebido um "preparo" - formação suficiente para enfrentar os problemas encontrados no cotidiano da sala de aula. Baseados no modelo da racionalidade técnica, os programas de ensino estão sendo trabalhados de forma independente da prática e da realidade das escolas.

Há uma complexidade da formação e da atuação do futuro educador a ser refletida nos cursos de formação de professores e que Silva (2009) tem demonstrado em estudos sobre os saberes docentes e que vão além do conhecimento (conteúdos) das disciplinas. Trata-se de identificar e compreender, por parte dos docentes dos cursos de formação de professores, a importância do processo de ensino e de aprendizagem e dos princípios éticos do exercício da docência.

Leite (2008) acredita que demarcar durante a formação de professores os saberes docentes e o processo de formação de professores pode constituir-se como ponto de partida para a melhoria desta formação.

Saberes Docentes e Estágio Supervisionado

Como educadora e orientadora do componente curricular estágio supervisionado num curso de formação de professores tenho direcionado minhas reflexões para os saberes docentes na perspectiva de, inicialmente, identificá-los e diagnosticar como estão sendo construídos nestes cursos e ainda, por extensão, como estão sendo apropriados pelos estagiários no exercício da docência nas escolas de educação básica.

Na identificação dos saberes docentes tenho considerado categorias que vão desde o espaço de atuação do professor – a escola pública, seu papel; o trabalho docente – o fazer pedagógico e o cotidiano da sala de aula; os conhecimentos – conteúdos, a gestão da escola – papéis e relações entre a administração, o colegiado; as políticas públicas educacionais – das redes municipal, estadual e federal e nelas as legislações específicas e a interação com a comunidade. E nestes saberes considerados necessários a sua contribuição via componente curricular estágio supervisionado no exercício da docência do futuro educador no sentido de contemplar o processo de formação.

Esta escolha, enquanto orientadora, justifica-se inicialmente na necessidade de reconhecimento e enfrentamento por parte dos futuros professores das novas características organizacionais e pedagógicas assumidas pela escola de educação básica originadas do desenvolvimento econômico, cientifico e tecnológico atual. Há também a possibilidade de que no entendimento destes saberes o processo de formação inicial realmente "forme" para uma escola mais democrática e rigorosa (Freire, 1996), ou seja, que propicie pensar no papel de um educador que ultrapasse o limite de ser um ensinante apenas, mas de um promotor de seu desenvolvimento profissional de forma autônoma, crítica, intelectual e revolucionária.

Nas palavras de Leite (2008 p. 3) um professor deve ter atributos e preocupações como:

"estar comprometido com as crianças que, finalmente, conseguiram adentrar as escolas; ser capaz de desenvolver um trabalho docente de qualidade numa escola para todos; ser um profissional com capacidade de inovação, de criação, de participação nos processos de tomada de decisões e de produção de conhecimentos e não um simples técnico e ou reprodutor de programas pré-elaborados; ter vivenciado um processo formativo que lhe tenha garantido acesso ao saber, ao saber fazer e ao saber ser (conhecimentos, habilidades, atitudes, valores,...) e saber que o seu papel é fundamental é imprescindível na construção de uma escola pública de maior qualidade."

O processo de formação inicial exige, portanto, outros desafios das instituições de ensino e, também ao que se refere ao componente curricular estágio supervisionado.

Corroborando com esta autora, Pimenta (1996 p.16) afirma que os cursos de formação de professores, "ao desenvolverem um currículo formal com conteúdos e atividades de estágio distanciadas da realidade das escolas, numa perspectiva burocrática e cartorial que não dá conta de captar as contradições presentes na prática social de educar, pouco têm contribuído para gestar uma nova identidade profissional." Há autores como Tardif (2002) e Nóvoa (1995) que desenvolvem pesquisas sobre a perspectiva da identidade profissional do docente. O primeiro, ao propor diferentes saberes, evidencia que não há possibilidade de uma separação destes saberes, haja vista que os saberes da experiência (Tardif, 2002) determinam também quem é o professor, logo sua identidade profissional. O segundo analisa a formação docente pelo viés das histórias de vida dos professores. Entende-se, portanto, que enfatizando a vida dos professores há o marco de sua identidade sendo identificado.

Acrescente-se ainda, outros autores como Contreras (2002), Pimenta (2002), Libâneo (2002), Ghedin (2002) e Giroux (1997) atentam para a necessidade de uma base reflexiva no processo de formação inicial dos cursos de licenciatura. Para estes autores, significa superar um modelo de formação que considera o professor apenas como transmissor de conhecimentos e os alunos como meros assimiladores de conteúdos.

Resgatar a base reflexiva da atuação profissional é entender realmente como são abordadas as situações problemáticas da prática. Situações como o lidar com o processo formativo dos alunos em suas várias dimensões desde a cognitiva, a afetiva, a da educação dos sentidos, a da estética, a da ética e dos valores emocionais, por exemplo.

A perspectiva da reflexão crítica é entendida como uma possibilidade de encaminhamento para os docentes como enfrentamento para os problemas apontados na educação atual, ou seja:

"los professores y maestros que no reflexionam sobre su ejercicio docente aceptan, com frecuencia de manera acrítica, esta realidad cotidiana de sus escuelas, y centran SUS esfuerzos em descubrir loos médios más efectivos y eficaces para alcanzar los fines y resolver problemas em gran medida definidos por outos para ellos. A menudo, estos amestros y profesores pierden de vista. El hecho de que su realidad cotidiana solo constituye una alternativa de entre muchas, uma serie de opciones de um universo de posibilidades mucho mayor. Com frecuencia, pierden de vista los objetivos y fines hacia los que dirigen su trabajo, y se convierten em meros agentes de terceros" (Zeichner, 1993, p. 45).

Nestas reflexões e indicações, no processo formativo da docência, o componente curricular estágio supervisionado se concretiza como um espaço de concepção do professor crítico-reflexivo, pelo exercício da docência e, no momento de construir os referidos saberes pela articulação teoria e prática.

Destaque-se saberes acerca da complexidade do conhecimento que o professor precisa dominar para responder às necessidades da sociedade contemporânea, ou seja, saberes acerca da dimensão política inerente à esfera da atuação docente e saberes acerca da perspectiva crítico-reflexiva necessária a uma educação emancipatória Corroborando, Pimenta e Lima (2004), nos dizem que a ausência desta perspectiva, atualmente é não valorizar a formação intelectual do professor: "O estágio reduz-se à observação de professores em aula, sem envolver uma análise crítica, fundamentada teoricamente e na realidade social em que o ensino se processa."

Esta concepção passa necessariamente pela concepção de formação inicial e também nela pela proposta de estágio supervisionado em que a investigação da sala de aula (André, 1999) e da escola é uma constante. A perspectiva da pesquisa, enquanto estratégia metodológica para o estágio e para a prática de ensino está alicerçada tanto no suporte epistemológico dos saberes docentes, que lhes serão exigidos pela escola, tanto como na concepção de que a teoria e a prática são elementos indissociáveis da atividade docente. Para refletir sobre o seu trabalho, sobre sua ação e sobre as condições sociais e históricas de sua prática, o professor precisa de referenciais teóricos que lhe possibilite uma melhor compreensão e aperfeiçoamento de sua atividade educativa. .

Nesta articulação entre a teoria e a prática Canário (2001, p. 12), destaca que:

"a aproximação entre o espaço da escola de formação e os contextos reais de exercício profissional precisa se basear em um novo relacionamento no qual as escolas sejam consideradas espaços fundamentais de aprendizagem profissional e não como simples espaços de aplicação."

Se tratando, portanto, de inferências na realidade da escola de educação básica, o componente curricular estágio supervisionado é o espaço de construção dos saberes docentes de uma forma mais complexa e elaborada. Juntamente e mediado por um professor orientador estes saberes passam pela compreensão do exercício da docência, dos processos de construção da identidade docente, da valorização dos professores como sujeitos e intelectuais capazes de produzir conhecimento, de participar das decisões e da gestão da escola e dos sistemas educativos.

Encaminhamentos teórico-práticos: o trabalho com memoriais

Como procedimento didático para contemplar estes aspectos propostos, a técnica de escrita de memoriais têm sido um dos encaminhamentos para a realização de pesquisas e de investigações da sala e do cotidiano da escola. O pressuposto é de que o ponto de partida para a escrita do memorial é "o conhecimento de si", pois contempla a trajetória de quem o escreve (Souza, 2006) e deste para o espaço/tempo da escola e para as ações educativas. Não há a possibilidade de aplicação de roteiros de observação para o conhecimento da sala de aula. São as condições sociais, históricas e experienciais (ou não) do pesquisador manifestadas nas memórias que possibilitarão a busca de referenciais teóricos acerca da identidade profissional do educador da compreensão do processo de ensino e aprendizagem da escola

Referências Bibliográficas

ANDRÉ, Marli. Etnografia da Pesquisa Educacional. São Paulo: Papirus, 1999.

CANÁRIO, R. O papel da prática profissional na formação inicial e contínua de professores. In: Congresso Brasileiro de Qualidade na educação. Brasília, 2001.

CONTRERAS, J. A. Autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

GHEDIN, E. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 2ª edição. São Paulo: Cortez, 2002

GIROUX, Henri. Os professores como intelectuais – rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1997.

GHEDIN, E. P. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 2ª edição. São Paulo: Cortez, 2002

GUIMARÃES, V.S. Formação de professores: saberes, identidade e profissão. Campinas: Papirus, 2004.

LEITE,Yoshie Ussami Ferrari. A construção dos saberes docentes nas atividades de estágio nos cursos de licenciatura. ENDIPE: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. PUC, RS, 2008.

LIBÃNEO, José Carlos. Reflexividade e Formação de Professores: outra oscilação do pensamento pedagógico brasileiro. In: Pimenta, Sema Garrido; Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.

MEC. IDEB: Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Brasília, 2009.

NÓVOA, Antônio.Vida de Professores. Porto: Porto editora, 1995

PIMENTA, Selma Garrido. (org.) Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.

PIMENTA, Selma Garrido & LIMA, Mª Socorro. Estágio e Docência. 1ª edição. São Paulo: Cortez, 2004.

SILVA, Arlete Vieira. A Contribuição dos saberes/conteúdos do componente curricular estágio supervisionado na vivência da prática na educação básica. Ilhéus, BA: UESC, PROPP. Relatório Parcial de Pesquisa.

SOUZA, Clementino de Souza. O Conhecimento de Si. Estágio e narrativas de formação de professores. Rio de Janeiro: D&P editora, Salvador, BA: UNEB, 2006

TARDIF, Maurice.Saberes Docentes e Formação Profissional. Trad. Francisco Pereira. Petrópolis: Vozes, 2002.