Cláudio Willians Ramalho Neves Júnior
Pós-Graduado em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP-EC.
Graduado em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá, UNESA.

Resumo: Este presente trabalho tem com interesse investigar a atuação do docente universitário em seus aspectos pedagógicos e específicos. Em outras palavras, temos o interesse de investigar a importância do saber pedagógico e do saber específico para o professor universitário em sua prática profissional. Para isto estaremos, em um primeiro momento, definindo o que chamamos de saber pedagógico e o que chamamos de saber específico neste trabalho. Após tal definição, estaremos apresentando um pouco da realidade da educação superior, isto é, apresentaremos um pouco a respeito do que alguns autores vem trabalhando a respeito deste tema. Por fim, poderemos analisar a importância dos conceitos de saber pedagógico e de saber específico na realidade da docência universitária. Por fim, perceberemos que a atuação do docente embora de suma importância não é única no processo educativo e, portanto, faz-se necessário se repensar este processo construindo medidas preventivas que auxiliem o processo no qual o docente está inserido.
Palavras- chave: Saber Pedagógico; Saber Específico; Docência Universitária; Processo Educativo.

Introdução

Digamos que determinada pessoa esteja interessada em aprender um pouco mais a respeito de astronomia e, portanto, adquire dois livros sobre o tema sendo que o primeiro apresenta e comenta diversos pontos relacionados ao tema em questão, no entanto, o faz em um idioma desconhecido por esta pessoa e, o segundo livro, embora esteja no idioma dela apresenta um assunto que não está relacionado ao tema astronomia.
Tal situação é semelhante à vivida por uma grande quantidade de estudantes universitários cuja boa parte dos professores apesar de possuírem grande conhecimento específico a respeito do conteúdo de suas disciplinas não possuem conhecimento pedagógico suficiente para que saiba minimamente como repartir seus conhecimentos, ou, por estudantes universitários cuja boa parte dos professores apesar de possuírem grande conhecimento pedagógico não possuem conhecimentos específicos sobre os conteúdos de suas disciplinas e, portanto, pouco contribuem com o aprendizado destes alunos.
Assim, este trabalho pretenderá refletir a respeito da importância do saber específico e do saber pedagógico para os professores universitários e das causas que levam a tal importância.
Para tanto, em um primeiro momento estaremos apresentando os conceitos de saber específico e de saber pedagógicos, isto é, apresentaremos como entenderemos estes conceitos em nosso trabalho.
Em um segundo momento, estaremos realizando uma análise da atual situação do ensino universitário e contextualizando-os na atual situação da educação brasileira.
Em um terceiro momento poderemos, então, discutir a respeito da importância do saber específico e do saber pedagógico tal como os entendemos no primeiro momento na realidade atual da educação superior tal qual apresentamos no segundo momento.
Por fim, em um quarto momento, estaremos apresentando e refletindo sobre possíveis causas que nos trouxeram à atual realidade e possíveis conseqüências da mesma.