Já estamos no novo ano. A sensação que nós temos é que cada ano corre mais rápido do que outro á medida que envelhecemos, parece que a velocidade do tempo aumenta, isto é, apenas uma sensação, pois o tempo continua o mesmo, na verdade as preocupações, as coisas corriqueiras da vida, uma vida agitada nos faz pensar que o tempo está voando, quando era criança, a sensação que tinha é que o tempo passava devagar, demorado, certamente com você não foi diferente. Já estamos no ano de 2009. Nos parece que foi ontem que entramos em 2000, em que muitos diziam que o mundo não passaria, mas passou, É diante desta realidade que o Salmo 90 nos conduz a refletir sobre a complexidade da vida e do tempo. Em que nós somos seres finitos como desejos infinitos; que vivemos vidas temporais, mas desejamos viver a eternidade. Neste Salmo, Moisés penetra neste cenário e olha, para a complexidade do tempo e assim nos convida a viver uma vida sem neurose, nos apresentando duas realidades:

A primeira: Deus é eterno, nunca passa, A eternidade é a vida liberta da tiraria do tempo, da aflição das horas e da sensação de que estamos sempre atrasados ou perdendo algo, Deus não sofre estas angustias tão comuns entre nós.

A segunda: é que ser humano é finito, seres mortais e passageiros, então, para não vivermos angustiados e ansiosos, precisamos saber contar os nossos dias, para que?

Para nos libertar da tiraria do tempo, os libertos são aqueles que alcançaram o coração sábio, contar os nossos dias não significa numerá-los; significa reconhecer o seu limite, aceitar que passam, significa dar um passo de cada vez, pois a caminhada da vida começa com o primeiro passo, e depois, o segundo, o terceiro, um de cada vez, pois devagar se vai ao longe, assim foi Davi, ele foi levar mantimentos para seus irmãos. Enfrentou o gigante, não para se tornar rei, mas para responder com dignidade ao filisteu. Depois foi rei em Israel, não para se oferecer como modelo de humanidade, mas para cumprir, da melhor maneira, conforme a sua consciência, a vontade de Deus. Não tivesse ele dado o passo em direção ao cumprimento de uma tarefa considerada menos nobre – levar alimento aos soldados, nada teria acontecido e também não teria se tornado o homem segundo coração de Deus.

Contar sabiamente os dias é ser conduzido, ano após ano, pela certeza de que o tempo não determina o agir de Deus, Deus é livre e assim vai revelando a sua vontade em nossas vidas a medida em que damos os primeiros passos.

Contar os dias é viver abraçado pela eternidade de Deus e não viver mais refém das angústias do tempo.                                            


Samuel Cordeiro
www.evangelhopuroesimples.com.br