extraída da galeria de imagens do Google

Qual é a vantagem de ser muito sensato, segundo o mundo, quando não se ama a Deus e não se pertence a Ele.

Muitos crentes, apesar de fracos e insensatos, estão sendo aperfeiçoados por Deus, e eles O amam e a Sua Palavra, mais até mesmo do que às suas próprias vidas.

O sábio e sensato segundo o mundo não tem do que se gloriar, caso não conheça a Cristo.

Mas o crente, ainda que tolo e insensato pode se gloriar, não em si mesmo e na sua insensatez, mas no fato de pertencer ao Senhor.        

Por isso se diz em Hebreus 4.14,15    que nos convinha ter um sumo sacerdote como Jesus Cristo, porque se compadece das nossas fraquezas. E por isso todo sumo sacerdote foi constituído pela Lei para interceder junto a Deus condoendo-se dos ignorantes (Hb 5.1,2), para servirem de tipo e figura do sumo-sacerdócio de nosso Senhor.

Então, em vez de condenarmos e nos irritarmos com os que são fracos e ignorantes, devemos nos compadecer deles, e ajudá-los a serem fortalecidos pela graça do Senhor. 

E se alguém se tem na conta de muito sábio e sensato, de modo a achar que sejam indignos tais crentes fracos e insensatos de marcharem ao seu lado, seria melhor seguir o conselho do apóstolo para que se faça estulto, ou seja, tolo, para que seja de fato sábio segundo a vontade de Deus, o qual não faz acepção de pessoas.

Nas epístolas que escreveu à igreja de Corinto, nós podemos ver o quanto eles eram ainda fracos na fé e insensatos, mas por serem realmente crentes autênticos que tiveram um encontro pessoal com Cristo – (a fonte de riqueza deles), veja o que Paulo diz em relação a eles em I Cor 1.4-8:   

 

4  Sempre dou graças a meu Deus a vosso respeito, a propósito da sua graça, que vos foi dada em Cristo Jesus;

5  porque, em tudo, fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento;

6  assim como o testemunho de Cristo tem sido confirmado em vós,

7  de maneira que não vos falte nenhum dom, aguardando vós a revelação de nosso Senhor Jesus Cristo,

8  o qual também vos confirmará até ao fim, para serdes irrepreensíveis no Dia de nosso Senhor Jesus Cristo.

 

Pr Silvio Dutra