Já ouviu falar em SMO? Sabe o que é SMO? O termo SMO (Social Media Optimization) ou em português “Otimização de Mídias Sociais” é utilizado para definir uma opção de estratégia utilizada para aumentar o número de visitantes de seu site ou outra métrica qualquer que você definir como conversão.

Seja sincero, você conhece alguém que tem acesso à internet e não acessa pelo menos uma rede social com frequência? Você sabia que segundo pesquisas o site mais acessado no Brasil já é o facebook, na frente até do Google? E é justamente aí que vimos a grande importância da utilização do SMO nas ações de maketing digital.

E, o SMO possui algumas regras importantes para apresentar sucesso. São elas:

  • A primeira e mais básica das regras é criar conteúdo com qualidade. Quanto mais qualidade seu conteúdo tiver mais reconhecido seu site e marca serão.
  • Como o SMO se baseia em redes sociais, facilitar a partilha dos conteúdos é outra regra essencial. Por mais que já exista a opção da própria rede de “Compartilhar” sempre é bom escrever/pedir ao visitante claramente para “compartilhar com os amigos”.
  • Outra regra importante é recompensar os visitantes que compartilham o seu link. Veja que ele está fazendo isso de forma totalmente colaborativa com você. Não custa nada você acessar a página do mesmo no facebook, por exemplo, e curtir o compartilhamento e escrever alguma mensagem, ou no caso do Twitter dar um “Retweet”.
  • Não use sua página na rede social apenas para divulgação do seu conteúdo (publicidade), mas que tenha interação com os outros usuários. Estes usuários são aqueles que publicam conteúdo relevante para a sua área, e consequentemente são formadores de opinião em seu meio social.

Podemos notar que o SMO faz uso do marketing viral como ferramenta. Mas e o que é marketing viral? É uma maneira de fazer as pessoas estarem espalhando uma mensagem e/ou conteúdo de forma colaborativa, onde os que estiverem recebendo têm a possibilidade de compartilhar novamente, passando para frente novamente e assim sucessivamente.

Esse tipo de marketing faz com que uma empresa se torne conhecida de uma maneira muito rápida e barata, pois atinge uma quantidade enorme de pessoas praticamente sem custos com compra de mídia. O SMO é uma grande sacada para empreendedores digitais que desejam alcançar o sucesso.