A grua móvel é um equipamento muito utilizado na construção por diferentes trabalhos (construção de edifícios, construção dos pontes, demolição e não só), oferecendo mobilidade e facilidade devido à posibilidade de mover de um local de trabalho outro e devido ao facto de que pode transportar várias cargas enquanto se move.

Mas, o que é exactamente uma grua móvel? Pois, é uma grua montada sobre esteiras ou, as vezes, sobre transpordoras com pneus de borracha e em geral é uma máquina automotriz, mas os exemplos vão desde motores elétricos, motores a vapor e motores de combustão interna.

As primeiras gruas móveis que apareceram foram a vapor. Isto aconteceu entre os anos de 1860-1870. Appleby Brothers foi uma das marcas que fabricaram este tipo de gruas.

Ao contrário daqueles, as gruas móveis modernas são equipadas com uma lança telescópica ou de treliça.

Hoje em dia, as gruas móveis mais comuns, são aquelas montadas sobre caminhão, que têm um anel de giro, uma lança e um gancho sobre um cabo ou em cabos com roldanas. 

São muitos fabricantes que produzem este tipo de máquinas. Assim, no mercado, existem: gruas móveis Kato, gruas móveis Liebherr, gruas móveis Demag, gruas móveis Faun, Sennebogen ou Palfinger e muito mais.