Após três dias de calma precária em Laayoune, os pró-Polisário aumentaram o ritmo quase timultuoso. Domingo, eles têm atraído atenção de um grande número de manifestantes provocantes do que os anteriores. A polícia não interveio. A Mobilização dos separatistas tem por  objetivo desafiar as forças de ordem e tentar chamar atenção da imprensa local e internacional.

 Pois,  Laayoune conheceu  uma "grande" marcha uma em pró-Polisário e outra a favor dos unistas, tendo durado mais de duas horas. Isso é considerado como algo instável e primeiro do tipo em Marrocos.

 Cerca de mais de mil Saraui-CODESA de Aminatou Haidar, avançando o número pre-estabelecido de 6000, Contando entre os que vieram para esta prinicpal povíncia do Saara ocidental, agitando bandeiras da Frente do polisario e reclamando á  autodeterminação deste povo impaciente.

 Tal marcha foi marcada  pela participação do povo do distrito Maatallah, conhecido por ser um reduto da Frente Polisário.

 O timing desta mobilização foi bem calculado, ele coincidiu com a chegada de uma delegação de oito mulheres jornalistas, membros da Fundação Women Fondation, cuja maioria trabalha  para os meios de comunicação dos EUA (Washington Post, Herald Tribune, The Boston Globe, The New York Times, Foreign policy) e a BBC britânica. Esta é a segunda visita do IWMF no Saara, após uma vista em novembro 2012.

 Obviamente, a presença de representantes da mídia dos EUA no Saara impediu forças para intervir contra os manifestantes, Observando o respeito dos direitos humanos, como foi o caso no confronto entre as manifestações anteriores.

 Mas apesar disso duas  grandes manifestações precisam ser destacadas de 10 e 20 de Maio.

 Esta mobilização de reclamação de autodeterminação  parace crescendo. Mas os próximos dias vão dizer, com certeza, se a participação dos unistas de forma macíva vão desacreditar a  tese separatista. Embora que  Haidar e outros não vão deixar passar a ocasião sem uma agenda de ação.

 A próxima sexta-feira, os amigos de Mohamed Abdelaziz pretendem celebrar o 40 º aniversário da criação da Frente Polisário.

Uma entidade,  criada 10 de maio 1973, na cidade de Zouerate em Mauritana, por jovens do Saara e da Mauritânia, entre eles Ahmed Baba Meski, ex-embaixador de Nouakchott junto ás Nações Unidas.

 20 de maio é outro símbolo que a Frente de Polisário pretende comemorar. Considerado como o primeiro ataque da Frente, apenas dez dias após a sua constituição, contra a posição espanhola de EL Khanga, leste de Smara. Mais uma vez, os unistas do Interior parecem prontos para defender uma causa de autonomia que garante a estabilidade e a segurança contra os atos provocativos e  ameaças contra a região.

 Enfim, fontes locais indicam uma implantação maciça da polícia em Laayoune, Smara e Bojador, com a chegada do novo  reforço no Saara. Porque parece que cada partido mobiliza o seu próprio contengente. No momento em que Marrocos, ele  não fez nada para as Assoiciações ditas unistas no tabuleiro sarauí. Apesar de tudo isso, eles  terão a vantagem de números, mas em termos de sua determinação ... é uma outra  história.

Lahcen EL MOUTAQI

Pesquisador Universitário