RUPTURAS DE PARADIGMAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL A TEORIA ATRELADA A PRÁTICA.

Várias questões sobressaem em toda a Psicologia, e mais persistente é a que envolve o impacto da natureza biológica da experiência. A Psicologia tem lutado com questões que dizem respeito à oposição estabilidade x mudança.

Como se observa todos tem um impulso para explicar o comportamento atribuí-lo a alguma coisa, mais somo propensos a errar. Às vezes subordinamos a realidade aos

Preconceitos. A linguagem é fundamental para a aprendizagem humana. Possuem função de comunicação, pensamentos generalizantes, além de mediar todas as funções psicológicas. Existem quatro tipos de atenção: atenção voluntária, espontânea, concentrada, e distribuída.  A escola normalmente prioriza mais a atenção voluntária, concentrada. Sabemos que a inteligência, não é um conceito consensual para a maioria dos especialistas, e que nem os testes de QI são as melhores formas de avaliar a inteligência dos seres humanos.

É preciso os professores atentar que para que haja atenção concentrada, é preciso que o objeto da atenção desperte interesse. Da mesma forma, pode-se dizer que, quanto mais significativo for o conteúdo, ministrado pelo professor maior será a probabilidade do aluno aprender.

Podemos observar que a inteligência é determinada pela genética e pelo ambiente, e a autoestima baixa impede a criança de experimentar novas possibilidades de aprendizagem, pois trás insegurança, medo do fracasso e sentimentos de menos valia.

 O professor tem que ter expectativas com seus alunos, pois isso podem ser transformadas em atitudes auto realizadoras.

Elogiar é elementos de motivação, pois são reforçadores externos da conduta.

Os desafios são elementos que podem produzir motivação intrínseca no indivíduo.

Sendo assim devemos nos atentar para nossas aulas. Pois como educadores, é preciso saber mediar o conhecimento.

podemos dizer que dentro da Psicologia da educação podemos falar também do senso comum ou os variáveis tipos de valores. E que junto a saberes muito mais especializado, forma-se assim um tipo de teoria simplificada, produzindo assim visão de mundo.

 O profissional comprometido com uma educação de qualidade aproveita os aspectos positivos do dia a dia, ou seja, do senso comum e busca fundamentar a sua ação pedagógica. Assim ele ao reconhecer as condições que do dia a dia do aluno, ele dará condições de assimilação e conhecimento fundamentado.

 Dentro da Psicologia da Educação é imprescindível que o educador busque trabalhar com três estratégias de ensino: motivação; atenção; Aquisição de conhecimento. E um educador comprometido com uma educação de qualidade, tem que partir da motivação para despertar o interesse do aluno.

Deve criar situações que desperte a curiosidade a vontade e a importância do ensino sistematizado. Porém devemos avaliar criteriosamente a turma da qual iremos trabalhar, pois é muito importante valorizarmos os conhecimentos que fazem parte das suas vidas cotidianas, pois a partir deste ponto conseguiremos de forma apreciável e com muito carinho alcançar nossos objetivos. Não se esquecendo de passar o que realmente estamos dispostos a fazer para que os mesmo aprendam.

O professor tem que ter certeza que realmente ele quer ser educador, pois não é uma tarefa fácil estabelecer para se quais os objetivos que ele e sua turma terão que alcançar. Para isso é necessário um planejamento de ensino uma disponibilidade maior para sua área e muita paciência em tudo que esta fazendo. Procurar sempre estar presente nas reuniões de pais e nas reuniões com o corpo docente para discutir idéias e esquematizar os planos de ensino. Afinal é esta interação faz com que o professor também cresça e conheça melhor a escola em que esta trabalhando. 

Às vezes não é fácil prender a atenção dos alunos, pois qualquer barulho uma gargalhada ou até mesmo um pássaro que pousa na janela tira concentração dos mesmos e em se tratando de trabalhar com criança temos por obrigação criar situações dos alunos.

O ser humano tem sofrido um processo de ocultação e esse processo decorre das concepções historicamente construídas sobre os seres humanos e dos modos como elas foram inscritas em imagens sociais que tanto esclarecem sobre os seus produtores quando ocultam a realidade dos mundos sociais e culturais.

 É de competência da unidade de ensino proporcionar aos seus educandos um ambiente rico em atividades lúdicas, já que a maioria passa grande parte do seu tempo nas ruas, com pessoas de má influencia ou passam o seu tempo em instituições.

 A unidade de ensino tem que valorizar a especificidade de cada educando, valorizar o tempo de suas produções, para que a ela não negue o direito de ser humano, e possibilite desvelar suas potências e suas habilidades que de extrema relevância para o desenvolvimento do educando.

 Buscar novos significados para que o educando possa conhecer, compreender e construir seus conhecimentos. Ao estimular com motivações, aumenta a independência, estimula a sensibilidade visual e auditiva, diminuir a agressividade, exercita a imaginação e a criatividade.

 É buscando novas maneiras de ensinar por meio do lúdico que conseguiremos uma educação de qualidade e que realmente consiga ir ao encontro dos interesses e necessidades de cada um.

 Dessa forma o aluno desde cedo já terá uma prévia concepção de que ele deve aprender a exercer sua cidadania com dignidade e competência.

Profª Cristiana Ana (Educação Infantil)