Rugosidade do dossel?

O que é isso? Esse pequeno texto tenta expor esse conceito.

Um conjunto de árvores apresentam um conjunto de copas. Em ecossistemas florestais essas copas, geralmente, formam uma estrutura contínua denominada dossel. Ao ser observada de cima, ou mesmo através de um corte transversal, a floresta apresenta árvores de diferentes tipos de arquitetura de copa e diferentes alturas. Esse fato faz com que o dossel apresente irregularidades que fazem com que essa superfície se torne rugosa se comparada, por exemplo, a uma superfície de um gramado.

Figura 1. Dossel de uma floresta tropical: as irregularidade constituem a rugosidade dessa superfície vegetal.


Fonte da foto: http://andybeardsley.net


Essa referida rugosidade permite maior efetividade das trocas de energia, o que, em última instância, favorece a evaporação da água tanto por meio da transpiração quanto por meio da interceptação se comparado a uma superfície vegetada com menor rugosidade tal como o já referido gramado. Em outras palavras, em ecossistemas florestais, a rugosidade é maior o que faz com que a quantidade de vórtices atmosféricos também seja maior do que superfície vegetais menos rugosas. Por essa razão, os cientistas  dizem que as florestas apresentam alta rugosidade aerodinâmica.

Desse modo, apesar de ser uma característica pouco conhecida no cotidiano da pessoas, a rugosidade do dossel, como explicado, é importante e ajuda aexplicar as perdas de água de uma superfície vegetada.

Preparado a partir de:

AHRENS, C.D. Essentials of Meteorology: an invitation to the atmosphere. Londres: Cengage Learning, 2000. 454p. 

HÖLSCHER, D.; KÖHLER, L.; VAN DIJK, L.A.; BRUIJNZEEL, L.A. The importance of epiphytes to total rainfall interception by a tropical montane rain forest in Costa Rica. Journal of Hydrology, v.292, p.308-322, 2004.

HUANG, M.; ZHANG, L. Hydrological responses to conservation practices in a catchment of the Loess Plateau, China. Hydrological Processes, v.18, p.1885-1898, 2004.