INTRODUÇÃO/JUSTIFICATIVA:

Com o crescimento desordenado das grandes cidades, a ocorrência de problemas que interferem na qualidade de vida do homem aumentou. Em Manaus, nos últimos anos, esse crescimento provocou mudanças na paisagem urbana, tornaram-se frequentes o surgimento de novos bairros e invasões, desencadeando assim, uma cidade desigualmente desenvolvida e consequentemente com graves problemas socioeconômicos e ambientais.

O PROSAMIM (Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus), além de ser um programa ambiental de interesse social, promove a remoção das famílias que moram às margens dos igarapés revitalizando essas áreas com a canalização, construção de praças e arborização ao longo das margens dos igarapés, com vistas à manutenção do patrimônio natural e melhoria das condições de vida da população envolvida.

Esse projeto, desenvolvido por alunos do 5° ano/série do Ensino Fundamental I, teve início em 2010, quando foi constatado que houve uma grande depredação na área do PROSAMIM no Alvorada II, com plantas quebradas, mortas e muito lixo.   O local, após revitalizado, proporcionou melhores condições de vida, além de recuperação ambiental dos igarapés. 

A partir desse diagnóstico, os alunos e professores decidiram estudar meios para que a população se conscientizasse e se sensibilizasse para manutenção dessas áreas. A investigação desse tema é relevante para a comunidade, tendo em vista que o local tem como função constituir-se em um espaço público "social e coletivo", sendo importante para a manutenção da qualidade de vida, além de facilitar o acesso de todos, independentemente da classe social promovendo integração entre os homens, já que no local há uma ocupação, principalmente durante a noite, por comerciantes autônomos – churrasqueiros, vendedores ambulantes.

Considerando esses fatores, o projeto tem como foco de estudo a arborização urbana, o paisagismo e a questão da disposição do lixo. Esse projeto traz importantes contribuições, na medida em que o espaço é conservado, além de educar, desperta o sentido de responsabilidade de toda vizinhança, fato importante em qualquer ação que tem como pilar a sustentabilidade na preservação do meio ambiente.

Portanto o objetivo do projeto foi proporcionar meios para manter e ampliar a qualidade ambiental da área verde do PROSAMIM

METODOLOGIA:

O projeto foi desenvolvido na área do PROSAMIM, na avenida H no alvorada II próximo à escola. Inicialmente, onde foi aplicado um questionário de sondagem na área, sendo os dados tabulados para avaliação.

Os alunos realizaram um estudo com uma vasta pesquisa bibliográfica sobre a arborização urbana e seus benefícios e, paralelo às atividades de pesquisa, foram desenvolvidas com os alunos em sala de aula diversas atividades de cunho pedagógico, com a finalidade de sensibilizá-los para a importância da arborização e dos resíduos sólidos para o meio ambiente e o local. 

Foram apresentadas programas do Canal Futura para auxiliar nas diversas atividades, de acordo com o cronograma de execução. Os dados obtidos foram analisados por meio de registros fotográficos, gráficos, relatórios, produção de textos e desenhos..

 RESULTADOS

Ao término do projeto os resultados obtidos foram a ampliação das espécies de árvores e plantas ornamentais no local e manutenção das mesmas, implantação da lixeira animada que estimulou a comunidade em jogar o lixo na lixeira, efetivação de algumas parcerias como a SEMULSP responsável pela limpeza do local,  além do  grau de envolvimento dos alunos e comunidade,  fortalecendo os laços ESCOLA X COMUNIDADE.

Como produto final os alunos produziram fôlderes sobre o lixo, produção de textos a partir das visitas, relatórios e desenhos

Com o projeto, foi possível concluir que o protagonismo juvenil pode realçar novas possibilidades de lazer e cultura, ampliando a qualidade de vida e ambiental dos moradores do PROSAMIM

 

REFERÊNCIAS

BENCHIMOL, Samuel Isaac. Zênite ecológico e Nadir econômico-social: Análises e propostas para o desenvolvimento sustentável na Amazônia. Manaus: Valer, 2001.

MOURA, H. A.; MOREIRA, M. de M. A População da Região Norte: processos de ocupação e de urbanização recentes In: Modelos e cenários para a Amazônia: o papel da ciência. Parcerias Estratégicas – Nº 12 - Setembro 2001. Disponível em: <http://ftp.mct.gov.br/CEE/revista/Parcerias12/12helio.pdf>. Acesso em: 23 de  Fev. de 2011.

SCHEREN, A. M.; FEREIRA, F. Educação ambiental e a gestão integrada do tratamento e destino final dos resíduos sólidos no município de sede nova/RS Revista eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. ISSN 1517-1256, v.13, julho a dezembro de 2004.