Quando a mulher descobre que está grávida começa a perceber uma mudança corporal a cada mês que se passa. É natural que o útero comece um processo de expansão, aumentando as curvaturas e abrindo lateralmente o corpo da mulher. A passada se abre pela a força interna centrífuga. Os músculos, as articulações e os ossos também sofrem essas extensões. Nesse momento a postura é um item muito importante para se preocupar.

Todo trabalho de flexibilidade saudável reduz os desconfortos diários de uma gravidez e pode ser praticado durante e após a gestação. O RPG ou a reeducação postural global é uma prática de terapia corporal, um método francês de tratamento aplicado na fisioterapia que corrige os problemas posturais com algumas técnicas de alongamento do músculo.

Esse tratamento é indicado após o terceiro mês de gestação, os exercícios que trabalham o relaxamento dos músculos devem ser acompanhados de um fisioterapeuta. Os principais benefícios do RPG são: melhorar a postura, diminuir cãibras, evitar hemorroidas, hipotensão, hipertensão, melhorar a respiração, prevenir inchaços nas pernas e em varizes, fortalecer o assoalho pélvico e melhorar a aptidão física.

A reeducação postural global além de prevenir os desconfortos musculares, hormonais, circulatórios, posturais e emocionais, é fundamental para o corpo da mulher no período de gestação, pois ele ajuda a manter a força, tonificando os músculos evitando um desgaste a mais do corpo.