Roteiro do filme "Jango".


1)Contextualização histórica do filme

Contemporâneo à campanha pelas eleições diretas para presidente, em 1984, "Jango" faz uma retrospectiva do governo João Goulart e dos acontecimentos que precederam sua deposição pelo golpe de 31 de março de 1964.Aproveitando o momento político de sua realização ,o filme faz um discurso sobre a volta da democracia. Tendler insere uma gama de imagens históricas do regime militar. O período pós-68 é um dos pontos forte do filme.


2)Jango,personagem histórico: trajetórias de um político

Silvio Tendler produz uma imagem positiva da figura de Jango. Assim como de seus precessores como JK e Getúlio Vargas. Conformr o documentário, esses políticos tiveram um projeto altamente positivo com preocupação social que é continuado por Jango. Jango é o herdeiro de um projeto político com preocupação social iniciado por Getúlio Vargas.
Este perfil positivo é destacado em outras partes do filme principalmente nas cenas já bem próximas do golpe e posteriores. A imagem de Jango como grande estadista já é destacada mesmo antes de assumir a presidência na sua viagem a URSS. Mas mais do que isto estas cenas da viagem querem nos fazer acreditar que Jango, em nome do interesse maior da nação, já se colocava contra os interesses imperialistas das nações capitalistas ocidentais (principalmente os Estados Unidos), desenvolvendouma política externa independente.Tendler nos mostra um presidente sempre equilibrado, disposto ao sacrifício pessoal ao invés do sacrifício da nação, sempre colocando o interesse da nação acima de tudo, com uma ação sempre marcada pela preocupação com a justiça social, com o bem estar dos mais pobres, que se expressou, principalmente, pelas tentativas de implementar as reformas de base.
3)Democracia, um conceito em destaque
Silvio Tendler coloca a democracia como um dos objetos centrais do seu documentário.Uma série de depoimentos expõe pessoas a favor e contra o governo Jango. Porém os que se colocaram contra este governo estão ligados direta ou indiretamente ao projeto da ditadura militar que é claramente caracterizada durante o filme como antidemocrático, violento, vinculado aos interesses da classe dominante, do imperialismo norte americano, impeditivo de uma participação política do povo.
4)A crise do governo Jango e a emergência do autoritarismo militar
O contexto da Guerra Fria, a vinculação de Jango comum projeto social-democrata ,a repressão às passeatas após 68 e o período de terror que marcaram o governo Médici são os pontos fortes do documentário. A brutalidade da imagens até então não havia sido livremente explorada pelo cinema brasileiro. Mesmo passados anos desde o fim do regime militar, as cenas do documentário ainda mantêm seu impacto.
5)Desdobramentos do governo Jango: perspectivas para novos debates
Associar o conceito de democracia ás esferas políticas e sociaisAtentando para as novas realidades do País.