Acreditamos que, no mundo atribulado em que vivemos hoje, uma das principais preciosidades que temos é o tempo. Assim, pensamos que seria importante o compartilhamento, com outros professores, de estudos já realizados por nós, em nossas práticas em sala de aula.

             Por esse motivo, resolvi colocar à disposição de todos os interessados materiais didáticos que pudessem servir de auxílio nos estudos acadêmicos.

            Desta forma, o presente roteiro tem por objetivo principal oportunizar a sistematização do estudo de uma obra tão indispensável no campo das letras e da educação, como é o caso das obras de Eni ORLANDI.                                                                

              Capítulo estudado: III. Dispositivo de Análise 

  1. Explique a “alteridade” presente no texto, defendida por Pêcheux.
  2. Em que situações podemos dizer que o leitor passa de simples leitor para a posição de analista do texto literário ?
  3. Reflita sobre a chamada distinção positiva que existe entre o discurso e o texto.
  4. A análise de um texto evidencia muito mais a capacidade de leitura e de produção textual de seu analista do que do próprio autor do texto analisado. Comente a afirmação.
  5. De que maneira(s) o analista literário pode chegar ao objeto discursivo do texto estudado ?
  6. A partir dos ensinamentos de ORLANDI(2005), conceitue textualidade e discursividade, respectivamente.
  7. O analista do discurso não está interessado no texto, propriamente dito, que ora examina; na verdade, seus interesses vão muito além do texto em si. Explique a afirmação, à luz dos ensinamentos da professora Eni ORLANDI(2005).
  8. Pesquise sobre a trajetória profissional da linguista e professora Eni P. Orlandi.
  9. Em relação ao elemento “autoria”, que processos internos poderiam ser identificados em uma obra literária já lida e que poderia estar sendo examinada neste momento nesta ou em outra disciplina ?
  10. Considerando-se que o corpus ora analisado é a obra literária lida, reelabore as etapas de análise do texto (p.77), identificando-as na referida obra.
  11. Examine as metáforas encontradas na obra e explique-as, dentro dos conceitos apresentados pela professora ORLANDI.
  12. Depois das questões respondidas, podemos retornar à questão inicial do texto: qual é o lugar da interpretação no exame de uma dada obra literária ? Responda a questão, com base na leitura do tópico “O lugar da interpretação”.
  13. A partir das propostas da professora Eni ORLANDI, no capítulo “Dispositivo de Análise”, elabore um texto de análise de uma obra literária lida. 

 Referência bibliográfica:

ORLANDI, Eni P. Análise de Discurso – princípios e procedimentos. São Paulo:           

Pontes Editores, 6ª ed. , 2005.