Por Ivy Kate Gomes.
[email protected]

No início tudo pareciam flores. Vocês iam pra cama e cinco minutos depois ele já estava dormindo, ou melhor, roncando. Você não se importava muito, pois acreditava que aquele som, um dia, misteriosamente, iria desaparecer. Mas não foi bem isso que aconteceu, não é?

Aquele ruído desagradável persiste e parece ter piorado com o passar do tempo. A sua paciência também já não é a mesma de antigamente. O amor continua firme e forte, mas sem dormir, nenhum se humano, por mais amoroso que seja, aguenta.

O ronco é um sinal que o organismo emite para avisar que algo não está correto com a respiração durante o sono. E, se não tratado pode desencadear uma doença mais grave que se chama apneia do sono. As apneias são paradas respiratórias que acontecem durante o sono e que podem levar a pessoa ao aumento da pressão arterial, infarto e derrame cerebral.

Que o ronco deixou de ser apenas um barulho que incomoda isso muita gente já sabe, mas o que quase ninguém tem noção é que este barulho interfere diretamente na saúde do parceiro de quem ronca.

Geralmente, quando não dormimos bem ficamos irritados, sonolentos, com dificuldade de concentração e sem disposição para realizarmos as tarefas mais simples do dia-a-dia, como: levar as crianças para a escola, praticar exercícios físicos e até pegar um cineminha no final do dia. Estudos da Associação Brasileira do Sono indicam que os homens roncam muito mais que as mulheres. As parceiras quando chegam ao limite da falta de sono, deixam de dormir ao lado do marido, muitas vezes trocam a cama pelo sofá. Mas não foi para dormirem separados que se casaram. Por isso, quando ambos não aguentam mais a situação, resolvem procurar ajuda especializada.

É o que acontece no consultório do dentista Dr. Fausto Ito, diretor da Ito Clínica, que há 12 anos trata do problema com aparelho bucal. "Recebo vários casais a beira do divórcio. Na maioria das vezes quem me procura são as esposas. Pois são elas as principais vítimas do ronco. O marido, geralmente, diz que não escuta nada e que dorme a bem noite inteira. Ledo engano. Ele só pensa que dorme. Porque quem ronca tem o sono fragmentado e por mais que durma, não consegue chegar às fases mais profundas do sono, chamado reparador". Afirma Fausto Ito.

Se o ronco está sendo o vilão do seu casamento e da saúde da sua família, não entre em pânico, pois existem várias formas de tratamento. O que não deve acontecer é acostumar-se com o barulho e esperar pelo pior, seja o aparecimento de algum problema de saúde ou até mesmo o fim de seu casamento.