(1) Em que sentido o mito é considerado um conhecimento? Qual é sua finalidade?

O mito explica o mundo ou a realidade de forma absoluta e independente de provas.

O mito não se prende às provas porque é um conhecimento absoluto e desprovido de lógica.

Uma pessoa que fica famosa passa ser considerado um mito. Porque a pessoa as tem como um exemplo a ser seguido, e criam fantasias de uma realidade que então é o mito. A finalidade é que uma grande maioria das pessoas tem como objetivo se tornar uma pessoa exemplar como o seu ídolo...

      Ao contrário da explicação filosófica, que se utiliza da argumentação lógica para       explicar a realidade, o mito explica a realidade através de suas histórias sagradas, que não possuem nenhum tipo de embasamento para serem aceitas como verdades.

 Alguns acontecimentos históricos podem se tornar mitos, desde que as pessoas de determinada cultura agreguem uma simbologia que tornem o fato relevante para as suas vidas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aos 34 anos, Ronaldo Luís Nazário de Lima, foi craque do AC Milan, além de embaixador das Nações Unidas, é uma das celebridades mais importantes do mundo. Seu talento, sua perseverança e seu carisma o transformaram num dos rostos mais conhecidos do planeta. Ídolo e principal jogador da seleção brasileira nos últimos 13 anos, Ronaldo tem uma história de sucesso baseada em muita luta e superação.

O astro nasceu no Rio de Janeiro, em 22 de setembro de 1976, no subúrbio de Bento Ribeiro, filho de Nélio Nazário e Dona Sônia Nazário família humilde. Mais novo entre três irmãos, “Dadado” – era seu apelido de infância.

O atacante começou a jogar futebol de salão no Valqueire e, posteriormente, no Social Ramos, clubes do subúrbio do Rio. Logo chegou ao modesto São Cristóvão, de onde, ainda com idade 17anos, foi negociado com o Cruzeiro, de Belo Horizonte, uma das principais equipes do país, em 1993. O menino prodígio teve uma estréia precoce entre os profissionais, contudo, desde então mostrou onde podia chegar. Com apenas 16 anos, assinalou 12 gols no Campeonato Brasileiro, em 14 jogos disputados. No ano seguinte, marcou 23 no Campeonato Mineiro, do qual foi campeão e artilheiro. Acabou sendo convocado para a Copa dos Estados Unidos. Assim como Pelé, viajou para o seu primeiro Mundial aos 17 anos e dele retornou com a taça de campeão.

Após a competição, a jovem promessa transferiu-se para o PSV Eindhoven, clube pelo qual se tornou artilheiro do campeonato nacional e campeão da Copa da Holanda, em 1995, com a expressiva marca de 66 gols em 71 jogos.

Sua simples presença em campo já assustava os zagueiros adversários. Nessa época Ronaldo começou a se firmar como titular da seleção brasileira, na disputa da Copa Umbro de 1995 Na temporada seguinte, estava no poderoso Barcelona, agremiação pela qual marcou 48 gols em 51 jogos. Foram 10 meses inesquecíveis, coroados com os 34 gols em 37 jogos pela Liga. Na Espanha, Ronaldo inventou a famosa comemoração em que imita um avião planador, sua marca registrada.

Na equipe catalã o jogador conquistou a Supercopa da Espanha, a Copa do Rei e a Recopa da Europa. Seu estilo de arrancadas em velocidade e dribles desconcertantes encantou não somente os espanhóis, mas também os italianos. Em 1997, a Internazionale de Milão o contratou a peso de ouro. A expectativa foi tamanha que o atleta atraiu acerca de 60 mil torcedores ao estádio em sua estréia, num amistoso contra a Manchester United.

Mesmo diante da forte marcação, principal característica do duro futebol italiano, Ronaldo consagrou-se artilheiro do campeonato nacional. Seus gols o fizeram receber o célebre apelido de “Fenômeno”. Na Inter, Ronaldo conquistou a Copa da UEFA em 1998, e venceu goleiros por 49 vezes, em 68 jogos. Obteve, inclusive, a melhor média de gols na história do Campeonato Italiano, na temporada 97/98.

Ainda na Itália, Ronaldo viveu o outro lado da carreira. Uma grave contusão no joelho direito, ocorrida em 1999 e agravada em 2000, o fez parar por quase dois anos. O atleta precisou se submeter a duas cirurgias e um doloroso processo de recuperação.

Dado por acabado, o Fenômeno ressurgiu melhor do que nunca. Viveu um conto de fadas que emocionou o planeta no Mundial de 2002. Na Copa da Coréia e do Japão, o atacante se tornou o principal jogador da seleção brasileira e artilheiro da competição, com 8 gols. Do drama experimentado na final da Copa de 1998 à glória em 2002, Ronaldo protagonizou a mais épica saga de um jogador na história das Copas do Mundo.

Contratado a peso de ouro pelo poderoso Real Madrid, Ronaldo conquistou, entre outros títulos, o Mundial Interclubes de 2002. Terceiro artilheiro da história da seleção brasileira, o goleador, assim como Pelé, levantou seu terceiro Mundial. Em 2006, tornou-se o maior artilheiro da história das Copas do Mundo, superando o alemão Gerd Müller.


Em 2007 Ronaldo retornou à Itália, dessa vez ao Milan para reeditar o mesmo sucesso que o fez ser chamado de Fenômeno pelos italianos.

Em 2008, no seu último jogo pelo Milan, Ronaldo sofre uma grave lesão no joelho esquerdo que levou a lembrança da contusão sofrida pelo atacante em abril de 2000, quando também rompeu o tendão patelar, porém no joelho direito. E ainda em 2008, surge denuncias de Ronaldo por não pagar travestis, e seus problemas pessoais fica expostos, sendo assim sofre muitas criticas que são superadas e Ronaldo é contratado pelo Corinthians em Dezembro, que levou o time a vitória da Copa do Brasil, e do Campeonato Paulista . Ainda com uma forte batalha pela frente para voltar a sua forma física...

Além de craque de talento inquestionável, Ronaldo emprestou sua imagem a campanhas pela paz, atuando como Embaixador da ONU. Esteve em países abalados por guerras, onde sua presença foi capaz de comover correntes inimigas, como em Kovoso, no ano 2000. Em 2005, também em ação pacifista, visitou Israel e Palestina, incentivando a união de povos distanciados por conflitos que duram décadas.

Ronaldo fenômeno um modelo exemplar de pessoa, onde tem altos e baixos, ao longo de sua vida com 8 cirurgias, hoje é um exemplo de superação, garra, onde ganhou grande admiração, respeito de seus fãs, familiares e amigos, jogadores também de futebol, como Nilmar, Atacante teve lesões graves no joelho, deu a volta por cima e disputará seu primeiro Mundial diz em entrevista: 'Ronaldo serviu de inspiração'.

Ronaldo ainda hoje gera muita polêmica e opiniões divergentes.