"Por que há esperança para a árvore, pois mesmo cortada ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e no chão morrer o seu tronco ao cheiro das águas brotará e dará ramos como planta nova." Jó 14: 7-9.
O principal motivo que nos impede de prosseguir é o nosso relacionamento com o passado. Existem dois extremos: ou ficamos ligados ao passado por ele ter sido bom ou lembramos-nos do passado como a pior coisa que já nos aconteceu.
Ao apóstolo Paulo nos recomenda a viver bem em toda e qualquer situação. Devemos fazer do nosso passado o ponto de partida para um futuro melhor e não fazermos dele um local de parada, pois se assim for a vida passa e nós ficamos aprisionados sem sair para um futuro melhor.
Se o passado foi bom, aleluia! Vamos adorar Deus que nos deu um passado bom, mas não se esqueça que existe um alvo a ser conquistado, há um relacionamento mais íntimo com Deus para ser vivenciado, há um evangelho que liberta para ser pregado, há pessoas para serem conhecidas, há locais para visitar, há um futuro ainda melhor nos esperando.
Se o passado não foi muito bom não devemos lembrar-nos dele como um aliado para os dias atuais e sim louvar a Deus que o presente é melhor e ter a certeza que o futuro será promissor e crer na palavra de Deus que assegura: para o teu futuro há esperança diz o Senhor!
Devemos ter uma visão otimista das coisas e olhar para Deus, pois quando estamos com os olhos fitos nele as coisas mudam de figura, veja o exemplo do diácono Estevão, estava sendo apedrejado, mas não olhou para as pedras, ele resolveu mudar o foco de sua visão e olhou para o alto e sabe o que ele viu? Estevão viu o céu aberto, viu a Glória de Deus e Jesus à sua direita, o presente de Estevão estava sendo marcado pelas pedras, contudo o futuro dele era a Glória de Deus, aleluia!
Vamos pedir que Deus mude o foco de nossa visão e assim vamos romper os laços que nos prendem ao passado e caminhar para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus

Pr. Jezias Ferreira