Artigo escrito em setembro de 2007

Rodeios sempre são tortura contra os animais. Infelizmente esse festival sádico de Barretos ainda vem aumentando de audiência, porque as pessoas não estão conscientes da tortura infligida aos bois e permanecem alienadas pelo pretexto da "cultura".

Pergunto uma coisa: é divertido ver um boi amarrado com sedéns no testículo (ou no ventre, no caso das éguas), com cordas no peitoral os asfixiando, recebendo choques elétricos para correr do brete, sofrendo com a batida das esporas em suas costelas?

Tenho pena dos filhos dos peões, que assistem a esse show de horrores pensando que seu pai é "um valente cowboy dominando a arte de montar bois 'furiosos'", sem saber a verdade. Mais pena ainda por ver alguns deles querendo ter a "profissão" do pai, que na verdade não passa de cúmplice da tortura de bois e cavalos!

E mais: organizadores de rodeios e seguranças dos mesmos (ora leões-de-chácara, ora policiais provavelmente pagos pra acobertarem as humilhações contra os animais nos bastidores e na arena) costumam agir com total truculência e até violência contra quem protesta contra os maus tratos e as torturas que os animais de rodeio sofrem! Muitos defensores dos animais já testemunharam ou mesmo sofreram com tal truculência. Se organizadores de rodeio não querem saber das maldades cometidas contra os animais, não é de surpreender que agridam humanos sem nenhum escrúpulo também.

Por agora é só o que eu tenho a dizer. Resumindo: rodeio é tortura e maus tratos contra animais, e a truculência está a serviço dos seus organizadores para impedirem que a verdade seja flagrada e denunciada.