Tudo bem, toda cultura country, assim como a estrutura de entretenimento, dos rodeios podem ter nascido nos Estados Unidos, mas, muito provavelmente em mais nenhum lugar do mundo que não seja o Brasil isso poderia ter dado um passo adiante, se misturado com o estilo sertanejo e ter se tornado um evento tão grande quanto o maior show ou a mais importante final do futebol.

O Número de rodeios no Brasil

Estima-se que hoje o Brasil produz então um número de 1.800 rodeios a cada ano, do menor e mais regional, até o mega festival com milhões de pessoas, um mercado que, sem dúvida alguma é exemplo de como juntar esporte e shows em um mesmo lugar. E não existe economia, já que os valore são astronômicos, chegando a valores como cinco milhões só de lucro, como uma matéria da Revista Época levantou há tempos atrás. Um montante muito maior que o ganho de qualquer time de futebol por um jogo.

Rodeio de Itu

São mais de cinco milhões de visitantes por ano, com rodeio do circuito principal recebendo algo em torno de 50 mil pessoas por dia, com shows das maiores estrelas da música nacional e camarotes que chegam a custar “bagatelas” de R$ 1.500,00 por dia.

E esses lucros não param de crescer, já que os rodeios começaram a despontar como um ótimo meio de divulgação de produtos ligados a esse mudo sertanejo,  como é o caso da pick-up da VW, a Amarok que em 2012 vendeu 3.700 unidades, com quase metade desses negócios tendo começado em rodeios e eventos sertanejos.

Um mundo que deixa para trás a fama de maus-tratos em animais (ainda mais por que muitas vezes são as estrelas da festa!) e vê em seu horizonte um monte de cifrões prontos a serem laçados.