Rizosfera oxidada?

A rizosfera é a região do solo em que ele está em íntimo contato com as raízes das plantas. Em locais com solo encharcados, as raízes sobrevivem recebendo ar da atmosfera para dentro do solo. Ao fazer isso, pode haver escape de ar das raízes para o solo, tornando os minerais situados ao redor das raízes oxidados em um ambiente em que não se espera isso, porque o solo está praticamente desprovido de ar em seus poros uma vez que, como dissemos, ele se encontra encharcado.

Os locais em que há o escape de ar da raíz para  o solo, minerais do solo se tornam oxidados e, por essa razão, possuem cores que variam do vermelho ao laranja (Figura 1).

rizsfera

Figura 1. Solo que exibe minerais oxidados ao redor das raízes. Fonte da imagem: http://www.mtnstatebio.com/Wetlands.html

 

Essa região que apresenta minerais originados do processo de oxidação em um ambiente altamente redutor é denominada rizosfera oxidada e, como mencionado, é geralmente vista em solos que permanecem encharcados por um longo período de tempo.

 Preparado a partir de:

VEPRASKAS, M.J. et al. (2004). Calibrating hydric soil field indicators to long-term wetland hydrology. Soil Science of America Journal, v.68, p.1461-1469.