A cidade de Tianguá apresenta vários pontos onde é possível admirarmos a natureza e ao mesmo tempo usufruirmos dela sem à prejudicar-mos, são esses pontuados abaixo:

Cachoeira São Gonçalo - Sete Quedas: Trata se do encontro das cachoeiras, onde devido à sua formação em batentes, possui um cenário exuberante, onde o caminho das águas se mistura com a fauna e flora. Fica situada a 3 km da sede do município. Acesso pela CE-187.
O Serra Grande Hotel, em Tianguá, conhecido como Hotel das águas, mantém uma reserva ecológica com cachoeiras, cascata e muitos atrativos para os visitantes.
A reserva ecológica do Serra Grande Hotel é uma área particular, localizada no ponto mais alto da Ibiapaba e distante 13 quilômetros da zona urbana. Com caracteristicas peculiares, apresenta uma vegetação de floresta tropical e mata de cerrado.

No interior do parque, trilhas ecológicas levam ao encontro de enormes esculturas de blocos de rochas talhadas pela natureza. As rochas têm formados de figuras humanas e de animais. Já dos mirantes do parque, se contempla a paisagem da região e é possível praticar rappel.
Possui seis trilhas e um pesque-não-pague. É permitido o banho; pode ser praticada também a tirolesa. São 250 hectares de área preservada, Tem seu acesso em parte pela BR-222.

Trilha da Cachoeira da Mangabeira: fica no mirante chamado de Espelho da Vida, pois tem uma visão geral da serra. Do mirante até a cachoeira, o acesso é difícil, pois se passa entre dois paredões bastante estreitos. São duas quedas d'água, com vegetação de mata úmida e tropical. A fauna é bastante rica, com gatos do mato, onças, canários, bem-te-vis, macacos prego etc. Situada a 5 Km da sede do município.

Trilha da Espia: localizada na encosta da Serra, caracteriza-se pelas formaçõe rochosas. Possui uma cachoeira que cai entre dois paredões de pedra, chamada Rocha da Rosa. A trilha é de 1 Km e 70% dela é plana. A vegetação de serra úmida. Na cachoeira que existe na trilha, a água não é perene; existe afluência do mês de outubro a julho. Está situada a 5 Km da sede do município.

Trilha do Pinga: possui quedas d'água que se assemelham a degraus. A vegetação é de mata úmida. A trilha é como uma espécie de funil. Situada a 5 Km da sede do município. Acesso em estrada vicinal em bom estado de conservação.

Trilha da Cachoeira do Marinema de Baixo: existe duas trilhas, uma mais leve, adequada para turistas de todas as idades, e outra mais pesada, com descida de cordas. Durante o percurso da trilha, pode-se encontrar quedas d'água, encontro de rios e árvores centenárias (babaçu etc.)

Cabeça da Negra: formação rochosa, em cujo caminho pode-se encontrar olhos d'água, um mirante de onde se pode avistar a cidade de Visoça do Ceará. Presença de engenho, casas de farinha e uma capelinha, onde se realizam novenários. Situada a 12 Km da sede do município.

Balneário da Santa Rosa (Barragem): formação rochosa, com uma entrada como se fosse uma gruta. Tem uma cachoeira pequena, propícia ao banho. Situada na sede do município.

Açude Jaburu: o Açude forma uma prainha, utilizada pela população para lazer nos finais de semanas, chegando a receber dezenas de pessoas oriundas das mais diferentes e distantes cidades da região. O local oferece uma excelente opção para a prática da pesca esportiva contando com variadas espécies de peixes, destacando-se o Tucunaré. Situado a 20 Km da sede do município, com acesso pela BR-222.

Cascata: a Cascata é uma queda d'água que cai em uma piscina natural, onde é represada (foto ao lado). Situada na sede do município,precisamente na metade da subida da serra da Ibiapaba, no Hotel que leva o mesmo nome. o acesso é feito pela BR-222.

Paredões do Janeiro: há corredores originados de formações rochosas, abriga cachoeiras e bicas naturais, um cenário de indescritivel beleza. Situada a 5 Km da sede do município.

Cachoeira Cana Verde: queda d'água que se desprende a 30 m de altura, abrigando um mirante, proporcionando uma visão espetacular do sertão. Situada a 16 Km da sede do município, com acesso pela BR-222.