Observemos os imperadores desde os tempos remotos.

Eles tiveram poder; dominaram nações; detiveram a glória; foram respeitados, honrados e temidos. Tomaram o lugar de deuses, usaram de todas as formas de poderes ilimitados.

Podiam fazer tudo que um homem poderia fazer; sem restrições ou limitações. Acima da lei, acima dos escrúpulos. Desde injustiças, até os mais absurdos e incríveis fatos inimagináveis.

Todos os impérios caíram; gloriosos reis foram arrancados do poder; príncipes soberbos foram envergonhados. A soberba precede a queda.

Aprendamos com isso. Por mais que se tenha poder sobre coisas ou pessoas, ninguém é imbatível. Nada é para sempre. Já ouvimos dizer que o para sempre, sempre acaba.

Hoje você está por cima, amanhã pode estar por baixo. O mundo roda. A vida passa. Estamos em constantes mudanças e revira voltas. Há uma metamorfose ambulante.

Faça amigos. Aproxime-se da família. Construa base em algo fixo e duradouro. Tenha uma companhia confiável e sólida.

O dinheiro e o poder não o são.

Não busque o poder, a glória e a prosperidade, como se fossem a essência da felicidade e auto-realização.

Muitos morreram infelizes, doentes e fracassados, com riquezas grandiosas. Há doenças que a cura não se dá por dinheiro. Há pessoas em macas ou em UTI´s que não têm amigos e o dinheiro não podem consolá-las. O dinheiro não tem ombros, não tem sentimentos, não pode dividir ou compartilhar conquistas e perdas.

Momentos felizes serão lembrados para sempre. Nunca ninguém poderá roubá-los. Estão intrinsecamente ligado a sua vida. Ao contrário do dinheiro.

O verdadeiro sentimento de amizade ou amor não são comprados. São conquistados gratuitamente. E, paradoxalmente, são os mais caros.

Os países mais ricos e prósperos têm o maior número de suicídios. Se o dinheiro fosse a essência do mundo, ricos não acabavam com a própria vida.

Queremos fama, mas muitos famosos se drogam por estarem insatisfeitos com esse modo de vida. Queremos poder, mais muitos poderosos se tornam, intimamente, os seres mais frágeis de todos.

Tenhamos vida. Tenhamos bons momentos. Vivamos intensamente.
Ao chegar a uma idade de repouso. Devemos lembrar que vivemos. Não se pode apenas lamentar que perdemos a vida e não podemos recuperá-la. Não podemos ficar desejando uma máquina do tempo.

De nada adiante ao homem morrer rico, mas infeliz, solitário e sem na miséria emocional.