RIO +20, GRANDES IDEIAS, POUCAS AÇÕES

 

Está muito distante o ideal de um planeta despoluído, livre de impactos ambientais.Nem mesmo grandes eventos como a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio +20,  são capazes de minimizar a exploração desmedida de recursos naturais.

Temas complexos como  biodiversidade, produtividade e sustentabilidade servem para acumular documentos e discursos vazios.Enquanto ideias superficiais vão se delineando, da janela,  assistimos a destruição de áreas antes preservadas. O que fazer? Como fazer? Quais os resultados concretos?

Quando o assunto é meio ambiente e grupos dominantes, cai bem a expressão "tapar o sol com a peneira", uma vez que o lucro é mais sedutor do que a transparência das águas ou o verde das matas. É oportuno lembrar que, dinheiro não é um produto comestível e a sua matéria não contribui para a qualidade do ar que respiramos.

  Entre consciência e militância ambiental existe um buraco maior do que a camada de ozônio no planeta.Será falta de consenso ou excesso de ganância?