O termo “Responsabilidade Ambiental” ganha um novo sentido em tempos de crise econômica e aquecimento global. Para crescer em um cenário competitivo, sem causar impacto negativo ao meio ambiente, algumas empresas estão desenvolvendo uma nova visão sobre o conceito, com soluções que gerem efeitos positivos para toda a sociedade. 

É o caso da Ricoh, empresa de soluções digitais que tem como subsidiária no Brasil a Gestetner. A companhia japonesa acaba de desenvolver uma visão ambiental de longo prazo para suas operações em quatro campos: conservação de energia, de recursos e reciclagem, prevenção de poluição e redução do papel em cópias e impressões.

Todas as divisões da empresa - que fabrica e comercializa copiadoras, impressoras e multifuncionais - estão engajadas em desenvolver tecnologias e produtos com foco no meio ambiente. Dentre as principais ações da companhia, destaca-se o processo de design de produto chamado LCA-based Design, utilizado pela Ricoh para que os objetivos de redução de impacto ambiental de seus produtos sejam realmente atingidos.

A Ricoh se compromete, ainda, em utilizar novos materiais em seus produtos, que efetivamente reduzam os impactos ambientais, além de tecnologias que diminuam o consumo de papel. A empresa é pioneira na utilização do plástico à base de plantas no processo de  fabricação de impressoras multifuncionais. Os plásticos são provenientes do processo de fermentação do amido de fontes vegetais como milho, cana-de-açúcar e batata.

De acordo com o presidente da Gestetner, Diego Imperio, o objetivo das novas ações de responsabilidade ambiental é desenvolver tecnologias que sejam positivas e favoráveis ao meio ambiente e ao cliente final. “A Ricoh e a Gestetner, como sua subsidiária, estão sempre atentas às novas demandas do mercado e ao meio ambiente. Por meio de campanhas e de novas tecnologias, conseguimos cumprir nosso papel social e contribuir para o bem-estar do ambiente em que atuamos. Além disso, chegamos ao nosso cliente final com produtos e soluções de qualidade e ambientalmente corretas”, afirma Imperio.

A Ricoh já atende aos requerimentos Blue Angel – primeira certificação do meio ambiental do mundo - seguindo os padrões de emissão de ozônio, poeira e componentes orgânicos voláteis. As substâncias nocivas são administradas durante todo o processo de fabricação, incluindo de suprimentos. Uma das mais recentes ações sócio-ambientais foi o desenvolvimento da tecnologia de regravação sem contato, que pode escrever e apagar uma imagem à distância usando laser, sem a necessidade de contato com a folha regravável. Além disso, o Grupo está desenvolvendo uma tecnologia de QSU - que garante um reduzido consumo de energia - usando fusão de calor induzido. Por meio desta tecnologia, as máquinas contarão com um tempo de recuperação de menos de 18 segundos a partir do modo de economia de energia, o que representa menos de um quarto do que o modelo anterior.

 

Sobre a Gestetner: Há 38 anos no Brasil, a Gestetner é especializada em soluções digitais. Subsidiária do grupo industrial japonês Ricoh Company, está presente em mais de 130 países, utilizando a tecnologia de ponta japonesa no processamento de documentos. A empresa fabrica e comercializa impressoras, copiadoras, duplicadores e equipamentos multifuncionais de diferentes tamanhos, além de softwares de gerenciamento e controle de custos de impressões. A Gestetner também oferece soluções completas em outsourcing, responsabilizando-se pela implantação de parque de impressão com softwares específicos à demanda do cliente, assim como pela mão-de-obra técnica instalada na empresa.

Sobre a Ricoh: Líder mundial em soluções digitais para escritórios, a Ricoh cria constantemente novos valores na interface entre pessoas e informações, oferecendo vasta gama de produtos digitais, conectados em rede, incluindo copiadoras, impressoras, aparelhos de fax, produtos relacionados a semicondutores, mídia DVD/CD e câmeras digitais. A Ricoh opera em mais de 100 países - no Brasil sua subsidiária é a Gestetner - e emprega 79.000 pessoas no mundo inteiro. A receita consolidada para o ano fiscal encerrado em março de 2008 foi de U$ 19,43 bilhões.