Revolução Russa

Wanderson Vitor Boareto

Graduado em História e Bacharel em Direito, Pós Graduado em História e Construção Social do Brasil, Docência do Ensino Superior e Educação Empreendedora.

Resumo

A Rússia e suas transformações a partir das mudanças propostas pelo Czar Alexandre II e a Revolução Russa de 1917 que mudou a Rússia e o cenário mundial para sempre. O socialismo de Marx, empregado em uma proposta de terra, paz e pão pelos Bolcheviques e todo o contexto da revolução são assuntos fundamentais para se entender as transformações sociais no século XX e XXI.

Palavras Chaves

Rússia, Revolução, Burguesia, Socialismo, Poder.

Os livros de história data 1917 como o marco da Revolução Russa, no entanto, ela se inicia em 1860 com as reformas de Alexandre II, que acaba com o sistema servil, que obriga os camponeses da Rússia a se manterem fieis aos feudos, práticas medievais que eram utilizadas na Rússia. Na verdade a abertura para capitais estrangeiros é uma tentativa de modernizar as forma de produção do país. A industrialização de Moscou e de São Petersburg, cria um novo paradigma para os russos, com o surgimento de um proletariado industrial.

No início do século XX, a Rússia tinha estatísticas de 85% da população vivendo no campo. Com estes dados podemos compreender que a Rússia era carente de educação, saúde e infraestrutura. Sendo assim, podemos afirmar que o Império Russo entra no Século XX, com características feudais.

A formação da Entente (Inglaterra, França, Rússia), e a primeira Guerra Mundial, elevaram ainda mais a insatisfação da população Russa, os grupos operários que tinham a representação dos sindicatos, os camponeses que não tinham acesso a terra, a burguesia comercial e industrial que não tinha voz ativa na política, exigiam mudanças. A nobreza e o clero persistiam em manter a mesma estrutura, já que o poder do Czar era absoluto em todo território russo. Sendo assim, a modernidade e as novas tecnologias  trazidas pela industrialização não eram aplicadas na política.

Todo o processo de industrialização e a exploração dos operários através de excesso de carga horária de trabalhos, salários que não davam para as famílias se manterem, aumento da pobreza nas cidades e do aumento da violência pela falência da administração pública Czarista, é o grande gerador de greves, revoltas e a absorção das ideias comunistas de Marx, trazidas por Lênin e Trotsky e a fundação dos partidos dos Bolcheviques, são geradores da queda do Czar Nicolau II e o fim da monarquia Russa.

A Primeira Guerra Mundial e a participação da Rússia foi um dos estímulos para os partidos de caráter socialistas e revolucionários, mudarem as estruturas política da Rússia. A tomada do poder pelos Mencheviques em fevereiro de 1917, oportuniza aos russos novos rumos na história. No entanto,  este governo derruba o Czar e elimina os títulos da nobreza, mas não muda a estrutura de exploração da Rússia. Durante o governo dos Mencheviques os camponeses não tiveram acesso a terra, os sindicatos não tinham voz ativa no governo e a burguesia ocupava o lugar da nobreza nos privilégios.

A revolta de outubro de 1917 realizada pelos Bolcheviques levou a Rússia a uma Guerra Civil. A formação do Exército Vermelho dos Bolcheviques, contra o Exército Branco dos Mencheviques que tinham o apoio de várias potências europeias levou a Rússia a uma matança e disputa ideológica que terminou com a derrota do Exército Branco pelo Exército Vermelho. O programa dos Bolcheviques que se baseava em pão, terra e paz, garantiu assim as reformas socialistas da Rússia.

Com fim da guerra civil em 1921, a Rússia ganha uma república de caráter socialista, a estatização da terra e dos meios de produção, lançou a Rússia em uma nova era. Com a morte de Lênin em 1924,  o poder da Rússia vai ser disputado por dois líderes comunistas, Josef Stalin líder do partido comunista da União Soviética (criado em 1918 e uma das mais poderosas instituições  do novo regime) e Trotsky que foi vencido por Stalin, sofrendo perseguições se exila no México.

Stalin por sua vez instala um governo autoritário, governando a Rússia com mãos de ferro, projetando o socialismo. O desenvolvimento da União Soviética transformou o país em uma das principais  potências econômicas do mundo, após a Segunda Guerra Mundial. Por outro lado, o Regime comandado por Stalin se fechou cada vez mais dentro de uma ditadura totalitária.