Revolução Russa.

1917.

No começo do século XX, o grande império Russo tinha a maior população da Europa, como também muitos problemas sociais, uma população extremamente pobre.

 Os governantes eram insensíveis à pobreza procuravam apenas defender a elite que vivia basicamente numa vida confortável e com muito luxo.

Chegou a um ponto que a vida tornou se insuportável, as forças de oposição organizaram para realizar mudanças.

 O conflito social e político realizaram-se em 1917, iniciou, portanto, um processo revolucionário que levaria a Rússia ao primeiro Estado socialista da história do mundo.

Nasceu posteriormente a União Soviética, que foi uma das maiores potências do século XX. Até o ano de 1917  o império Russo foi governados por Monarquias absolutistas comandados por czares, título que era atribuído ao imperador da  Rússia. 

O Estado Russo era praticamente sustentando pela nobreza rural, dona das melhores terras cultiváveis, dessa nobreza saiam os oficiais do exército, os principais dirigentes da Igreja Ortodoxa, outras forças incorporadas no Estado.

A Russa tinha praticamente 180 milhões de habitantes, formados por diversas etnias, muitas línguas e dialetos, tradições culturais diversas.

  Mais de 85% dessa população vivia no meio rural era analfabeta muito explorada por uma nobreza rural parasitária.

A indústria no império Russo, iniciou muito tarde, foi dominado por capitais franceses, alemães e belgas, receberam estímulos para industrializar o império durante o governo do czar Nicolau II 1894-1917.

O desenvolvimento industrial concentrou em grandes cidades, como Moscou, São Petersburgo, Odessa e Kiev. Nessas cidades formaram um enorme proletariado de quase três milhões de trabalhadores, recebiam salários miseráveis submetidos a situações penosas, jornada de trabalho de 12 horas diárias.

Nas fábricas os operários foram tomando consciência desse processo de exploração, começaram as organizações e a assimilação das ideias socialistas, fertilizando ao campo revolucionário para superação do capitalismo.

Com o desenvolvimento da indústria a Rússia recebeu ideias políticas de outras regiões da Europa, entre essas ideias podemos destacar de modo especial às ideias marxistas.

 Dando aos operários uma nova visão de sociedade, inspirada essencialmente em Marx que deu naturalmente origem ao Partido Operário Social Democrata.

Esse partido foi violentamente atacado pela polícia do czar sendo desarticulado dentro da própria Rússia, isso em 1898, o partido voltou a organizar no exterior, seus líderes foram: Georgi Plekhanov, Vladimir Ulianov, conhecido como Lenin, Lev Bronstein, conhecido como Trotsky.

Em 1903 os membros do Partido Operário Social-Democratas, dividiram em dois grupos divergentes.  Mencheviques e Bolcheviques.

Os Mencheviques: Defendiam que os trabalhadores poderiam conquistar o poder estabelecendo alianças com a burguesia liberal.

 Acreditavam que primeiro era necessário desenvolver a sociedade capitalista, para então iniciar a luta revolucionária com os trabalhadores, seus principais lideres: Martov e Plekhanov, o termo Menchevique significa minoria.

Bolchevique: Exatamente ao contrário,  trabalhadores poderiam conquistar o poder realizando uma revolução direta sem para passar pelo desenvolvimento do capitalismo.

 Pregava  a imediata ditadura do proletariado. Um partido com organização e disciplina, principal líder Lenin, o termo Bolchevique significa maioria.

Em 1904 a Rússia entrou em guerra contra o Japão, motivo da guerra, foi disputa de território na China, com exército mal preparado a Rússia foi derrotada facilmente,

Essa guerra desencadeou uma grande crise interna, várias revoltas, diante dessa situação o czar Nicolau II, prometeu realizar grandes reformas, a insatisfação foi geral, a classe trabalhadora e o partido socialista, a própria burguesia exigia mudança.

Nicolau II prometeu realizar as grandes reformas, como convocações para eleições visando eleger o parlamento, Duma, que encarregaria de elaborar uma constituição, tinha prometido o fim do regime absolutista e melhoraria a situação dos trabalhadores.

O imperador não cumpriu as promessas, isso iniciou um processo de politização da classe trabalhadora, os operários começaram a perceber a necessidade da mudança do regime  da política Russa.

Em 1914 o povo Russo entrou num grande conflito, a primeira guerra mundial, mobilizou 13 milhões de soldados, mas o país não estava preparado para entrar em tamanho conflito.

 Após dois anos de conflito o país entrou em colapso, foi a falência total da sociedade o povo começou a morrer de fome.

Mais de três milhões de soldados mortos, dois milhões feridos, o exército desorganizado, os soldados desertaram, opinião pública responsabilizou ao governo, a sociedade inteira ficou contra o mesmo, forças opostas uniram, socialistas e burgueses, derrubaram o czar Nicolau II. Teve início a Revolução Russa.

O processo revolucionário passa por três estágios: revolução branca, revolução vermelha e guerra cível. Com a queda do czar instalou o governo provisório, formado por políticos liberais, chefiado pelo príncipe Lvov e tinha Kerensky como ministro da guerra.

O governo provisório tomou algumas medidas tais quais:

Redução da jornada do trabalho de doze para oitos horas.

Anistia para os presos políticos, permissão para regresso dos exilados ao país.

Garantia as liberdades fundamentais, direito de expressão e associação.

O governo provisório não estava disposto a resolver as grandes questões que afligiam a vida dos pobres, Lenin ao voltar à Rússia em abril de 1917, passou a organizar as forças operárias, com objetivo de derrubar o governo provisório, para tal organizou o partido Bolchevique.

Organizaram comitês políticos formados por diversos operários, soldados, camponês, que formaram os sovietes, como lema todo poder para os sovietes, com programa de privatização dos meios de produção.

Em sete de novembro de 1917, os bolcheviques cercaram a cidade de São Petersburgo, que sediava o governo provisório, toma o poder, Kerensky consegue fugir, mas outros governantes são presos.

Os sovietes reuniram e delegaram todo poder para o Conselho dos Comissários do povo, comandado por Lenin, sendo que o mesmo imediatamente tomou todas as medidas necessárias.

Retirou a Rússia da primeira guerra mundial, assinou um tratado de paz com Alemanha.

Confiscou a propriedade privada da burguesia, da nobreza e da Igreja Ortodoxa, sem nenhuma indenização e distribuiu entre os pobres.

Estatizou a economia, nacionalizaram grandes empresas, bancos, fábricas etc. As forças políticas ligadas ao Antigo Regime criaram uma organização contrarrevolucionária para derrubar o governo Bolchevique, contando com auxílio de países como a Inglaterra, França e Japão.

Desencadeou-se numa guerra civil, o exército vermelho comandado por Trotsky, o partido dos Bolcheviques, após ter estabelecido uma guerra cível, vence e estabelece em definitivo um governo socialista. O  partido Bolchevique muda para o nome de partido comunista.

Em 1922 Josef Stalin como secretário geral do partido, após combater as oposições internas, coloca pessoas de confianças em cargos centrais, nesse ano funda se a revolução socialista dá se a Rússia um novo nome: União das Repúblicas socialistas Soviéticas. URSS realiza-se em definitivo a revolução.

Edjar Dias de Vasconcelos.