O livro “A Hora da Luta” foi escrito por Álvaro Cardoso e ilustrado por Rogério Borges. Ele foi publicado em 1999 pela editora FDT. Possui 189 paginas, é dividido em 96 capítulos e é narrado em primeira pessoa.

O autor conta a história de Beto, um menino que morava no interior e se mudou para a cidade grande, ele não conhecia nada de São Paulo. Na viagem ele conheceu Lucia Helena, que se apaixonou por ele durante a vinda a São Paulo.

 Quando Beto chegou em São Paulo, foi procurar a pensão onde iria ficar, junto com um grande amigo, Batata. Chegando lá, ele se depara com uma academia caindo aos pedaços, que por incrível que pareça só havia pessoas velhas que nem conseguiam levantar a perna direito.

 Beto foi procurar um emprego no dia seguinte, e conseguiu trabalhar no banco, então foi procurar uma faculdade, e para sua sorte, ele passou na Caetano de Campos, que fica perto do banco onde ele trabalha. Beto fez amizade com Valentim, e juntos começaram a participar da Filosofia na Maria Antônia. Logo, Beto começa a perder o interesse em sua namorada, nos estudos e no trabalho.

Influenciado por Valentim, Beto acaba brigando feio com sua namorada Lucia, a qual não o perdoa por muito tempo. Beto ficou arrependido pela briga e na mesma noite sonhou que Lucia se casaria com Mário Antônio. Beto começa a frequentar, juntamente com Valentim, a assembleia, a qual tinha uma concepção partidária referente a humanidade.  Nessa assembleia, eles conhecem Fernanda, uma moça que tem ideias revolucionarias e que queria perseguir o DOPS (a policia da época).

 Beto acaba sendo despedido do banco, pois ele sempre ia trabalhar cansado devido às reuniões da assembleia. Em uma sábado, Lucia aparece para visitar Beto e lhe da um beijo e um abraço, um tempo depois os dois vão junto para Americana, cidade onde os dois haviam saído, pois Lucia havia discutido com sua tia Olivia.

Beto juntamente com os outros participantes da assembleia começou a fazer uma mobilização do povo. Quando o Comando de Caça aos comunistas chegaram ao grêmio, foi aquela confuão.

Quando Beto chegou em Americana, ficou morrendo de ciúmes, pois viu Mário Antônio conversando com Lucia, na hora ele a puxou pelo braço para conversar com ela, mas Mário já foi pra cima de Beto, quando o Batata chega ele já ajuda Beto e bate muito em  Mário. Depois de toda essa confusão, Beto e Lucia finalmente se acertaram.

 O livro “A Hora da Luta” é um livro que nos mostra uma visão interessante das revoluções que os jovens faziam contra o DOPS.O autor facilita a leitura, para que todos consigam ler o livro, e devido ao fato de a história ser em primeira pessoa, o leitor se aprofunda na leitura.

O autor Álvaro Cardoso é formado em Letras pela USP, onde se tornou professor titular de Literatura Portuguesa. Especializou-se na literatura do final do século e em romance contemporâneo e poesia.

Lecionou as cadeiras de Literatura Brasileira na Universidade da Califórnia em Berkeley e no Middlebury College e fez muitas pesquisas nos Estados Unidos da América e em Portugal.

Álvaro Cardoso Gomes nasceu na cidade paulista de Batatais, em 1944, e viveu a adolescência em Americana, ambas no interior de São Paulo, a qual usa como o cenário das suas obras A hora do amor, Para tão longo amor entre outras. Atualmente mora em São Sebastião, no litoral paulista.


Ele escreve diversos livros juvenis, além de livros de poesia, de contos, romances para adultos.