Revoltas Brasilis

Revolta de Canudos

O Nordeste do final do século XIX apresentava um contexto marcado por fome, seca, miséria e violência.Resultados da inexistência de políticas para garantir melhores condições de vida para a população carente. A partir deste panorama aliado à filosofia religiosa guiada pelo missionário Antonio Conselheiro, tem-se o início de uma organização social que representaria desestabilização da Ordem vigente.

Em novembro de 1896, no sertão da Bahia, ocorreu a Revolta de Canudos que durou quase um ano. As primeiras batalhas foram vencidas pelos sertanejos, seguidores de Antonio Conselheiro. As autoridade baianas não hesitaram em pedir auxílio ao governo republicano recém instalado.

Antonio Conselheiro era tido como "enviado por Deus" para acabar com as disparidades sociais e combater políticas como a cobrança de tributos.Estes conceitos fizeram do missionário um líder entre os oprimidos, referência de fé e heroísmo, Antonio Conselheiro representava a esperança de uma realidade menos desigual e com oportunidades para o povo.Há de se considerar a utilização dos preceitos empregados pelo missionário, por parte de jagunços a fim de justificarcrimes cometidos como roubos.

A comunidade criada por Antonio Conselheiro em Canudos(Belo Monte-BA) vivia em regime igualitário. Canudos atingiu 25.000 habitantes,sendo a maior cidade da Bahia, havia uma sociedade produtiva,organizada de caráter sócio-religioso. Este feito incomodou as autoridades estaduais e setores da igreja que trabalharam juntos para acabar com o sistema criado pelo missionário.

Canudos sobreviveu por uma ano, em 1897 foi destruída por completo, inclusive a população infantil.Após vencer três batalhas não resistiu a quarta, desta vez o governo aparado pela tropas federais e equipamentos modernos fizeram de Canudos uma cidade de cinzas.Antonio Conselheiro morreria menos de 20 dias depois, devido aos ferimentos provocados por uma explosão de granada.

Personagens de Canudos

Antonio Conselheiro

Antônio Vicente Mendes Maciel, filho de comerciantesnasceu em 13 de março de 1830 na Vila do Campo Maior(CE), quando adulto adquiriu o apelido de Antonio Conselheiro.Desde jovem pregava ideais contra as injustiças sociais vividas pela população pobre do sertão, formada por ex- escravos,mestiços e índios.Tornou-se mais tarde educador e missionário laico,suas pregações atraíam muitos seguidores.Morreu em 22 de outubro de 1897,vítima de ferimentos causados durante a Guerra de Canudos.

Euclides da Cunha

Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha nasceu em Cantagalo (RJ), no dia 20 de janeiro de 1866. Exerceu profissões de escritor, professor, sociólogo, repórter jornalístico e engenheiro.Entretanto tornou-se conhecido a partir de sua obra"Os Sertões", que fala sobre aGuerra dos Canudos. Em 1886cursou engenharia na Escola Militar da Praia Vermelha. Ao mesmo tempo que exercia a profissão de engenheiro escrevia artigos para o Estado de São Paulo, inclusive,em 1897 foi convidado por Júlio Mesquita para cobrir a Guerra de Canudos.Em 1902, lança "Os Sertões" e em 1906 é assassinado em um duelo com o amante de sua esposa.

Euclides e os Sertões

Canudos é um exemplo de um conflito social densamente representado, captado detalhes pela visão de uma testemunha Euclides da Cunha que transportou no livro " Os Sertões ".

o declínio de um líder e sua legião.

A Imprensa da época influenciada pelas oligarquias retratava o conflito de maneira sensacionalista,Antonio Conselheiro era tido com um louco que dominava "um bando de desempregados alienados" e, representava desordem para a nação. Conceito muito enfatizado por parte do governo, vale ressaltar que os habitantes de Canudos não pagavam tributos,o que intensificou a revolta republicana.

Com base na visão parcial, o jornal O Estado de São Paulo resolve mandar um enviado para retratar o que de fato acontecia, Euclides da Cunha seria o escolhido para a missão.O autor,utilizou parte de suas observações nos artigos para o jornal e o conteúdo integral foi reproduzido em seu livro.

Quilombo dos Palmares

No início do século XVII, a região de Palmares que compreendia oCabo Santo Agostinho em Pernambuco, até o Rio São Francisco em Alagoas formava uma sociedade constituída por escravos fugidos dos engenhos, além de mestiços e índios. Tratava-se de uma área de aproximadamente 200 km.

Durante 94 anos holandeses e portugueses almejaram essas terras com intuito de destruir o famosos Quilombo dos Palmares, que tinha emZumbi, um herói arepresentaçãomítica e inspiradora para escravos brasileiros.

O Quilombo se localizava em uma região, repleta por belezas naturais e de difícil acesso.Os habitantes de Palmares viviam da agricultura de subsistência, com o crescimento da região alguns produtos chegaram a ser comercializados em troca de armas e outros objetos, as transações eram feitascom alguns portugueses os quais mantinham negócios.

Aos 25 anos,Zumbi assumiria a liderança do Quilombo, em oposição às negociações feitas pelo antigo líder, seu tioGanga Zumba, as quais firmavam acordos com o governo colonial. Zumbi afirmava que tais iniciativas significavam escravidão e que os negros livres dificilmenteteriam oportunidades na sociedade.

O Quilombo dos Palmares por quase 100 anos representou ameaça ao império, já que comprometia a Unidade Nacional e a manutenção do modo de produção escravista.Em 1694 o líder Zumbi seria assassinado pelos portugueses comandados pelo experiente bandeirante paulista Domingos Jorge Velho.

FONTES :

http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u607.jhtm

http://www.espacoacademico.com.br/084/84benevides.htm

http://www.releituras.com/edacunha_bio.asp

http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2006/11/19/materia.2006-11-19.9718496723/view

Datas de acesso: 29 e 30/10/08